• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 171 outros seguidores

  • Arquivos

Conselheiro do Crea x Inspetor do Crea: você sabe a diferença?


Muitas pessoas confundem as funções de Conselheiro e de Inspetor dentro da estrutura do Crea. O que elas têm em comum? Ambas são funções honoríficas (cargos não gratificados) exercidas por profissionais que se dispõem a colaborar com o Crea. Agora vamos falar sobre cada uma delas.

Os Conselheiros

Atualmente o Crea-PR conta com 202 conselheiros (110 titulares e 92 suplentes). Esses profissionais compõem as Câmaras Especializadas, o Plenário e as Comissões. Participam do julgamento de casos de infração à Lei e de infrações ao Código de Ética, com a aplicação de penalidades e multas; apreciam e julgam pedidos de registro; elaboram as normas de fiscalização; aprovam as contas do Conselho, dentre outras tarefas. Os Conselheiros representam as Entidades de Classe e as Instituições de Ensino, cumprindo mandato de 3 anos. Os Conselheiros do Crea-PR devem cumprir suas tarefas dentro de prazos estabelecidos, com intransigência e plenitude na postura e conduta ética. Suas tarefas exigem o comparecimento às reuniões das Câmaras, reuniões de Plenário, participação nas Comissões e nas reuniões de Governança Cooperativa.

Os Inspetores

Atualmente o Crea-PR conta com 136 Inspetores, distribuídos pelas 36 Inspetorias em todo o Paraná. São eleitos para mandato de 18 meses. O Inspetor é o profissional voluntário designado pelo Crea para melhorar a eficiência das ações de fiscalização, em defesa do exercício profissional e da sociedade. É um observador de seus pares na conduta ética e na atuação administrativa. Tem o papel de atuar no Sistema Confea/Crea, para sua comunidade e órgãos que representa, segundo as políticas e programas da Presidência, do Conselho e das Câmaras Especializadas. Eles atuam como representantes do presidente do Crea, quando designados, auxiliam na divulgação da legislação e do Código de Ética, colaboram com as Câmaras Especializadas em suas atividades, na elaboração, desdobramento e execução dos planos de fiscalização.

O Conselheiro vê sua missão complementada pelo trabalho do Inspetor. A harmonia de ações entre Conselheiro e Inspetor é fulcral para a eficácia dos resultados da missão do Crea. É uma via de mão dupla entre o Crea e a sociedade.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: