• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 165 outros seguidores

  • Arquivos

Código de Ética comentado: identidade das profissões


O art. 4º do Código de Ética Profissional dispõe o seguinte: “As profissões são caracterizadas por seus perfis próprios, pelo saber científico e tecnológico que incorporam, pelas expressões artísticas que utilizam e pelos resultados sociais, econômicos e ambientais do trabalho que realizam”. Ou seja:

“Cada profissão tem em si seu próprio delineamento de identidade. O perfil de cada uma é a garantia desta identidade. Seu caráter histórico, social, econômico e cultural, enfim, o consuetudinário, definem este perfil. Entende-se que cada uma dirá o que ela mesma é.

O traço comum entre elas é o saber científico, a incorporação de práticas tecnológicas e a expressão artística utilizada. O tripé “ciência”, “tecnologia”, “criação” alinhava a unidade na diversidade.

Outro definidor da identidade das profissões é o resultado prático de sua ação. Introduz-se a ideia de resultado, porquanto são ações que interferem no meio, modificando-o e realizando algo concreto, esperado e assegurado.

O resultado da ação materializada pela intervenção sobre a realidade não se limita ao objeto imediato. Há resultados de maior alcance, tanto sociais, como econômicos e ambientais.

A ação profissional vai além da circunscrição de seu ato específico, atingindo todo o universo de interesse humano.”

(Código de Ética Profissional Comentado, 4ª edição, de autoria de Edison Flavio Macedo e Jaime Bernardo Pusch)

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: