• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 165 outros seguidores

  • Arquivos

Reflexão sobre consumo estimula campanha de doação no Programa de Consumo Consciente do Crea-PR


marca-consumo-consciente-fundobranco

O Programa de Consumo Mais Consciente do Crea-PR, implantado neste ano com a realização de diversas ações de estímulo ao consumo consciente, chega ao final do ano com um convite à reflexão: você realmente precisa de tudo que tem?

Durante o segundo semestre, o programa contou com o Desafio Consciente, que instigou os funcionários a refletirem sobre os impactos do consumismo e a participarem, a cada mês, de um desafio diferente sobre consumo consciente. Ao final de cada mês, os participantes que tiveram sucesso no desafio receberam medalhas virtuais e passaram a compôr o ranking do desafio consciente. Até o mês de novembro, quase 70 funcionários já integravam o ranking do Desafio Mais Consciente, o que mostra o sucesso da iniciativa.

rosane-de-fatima-leao-barbosa-ouro

Em novembro, a funcionária Rosane Leão atingiu o nível Ouro no Desafio Consciente, participando com sucesso de todos os desafios lançados até aquele mês. 

Para a equipe responsável pelo projeto, cada ação do programa é pensada com a intenção de que a conscientização atinja não só o âmbito da empresa, mas que o funcionário possa envolver as pessoas da família e estimular uma grande cadeia de melhorias. “O consumidor consciente sabe que cada pequena ação tem sim relevância, e que consumir consciente é muito mais do que fechar a torneira ou apagar a luz. O consumismo estimula questões graves como o desequilíbrio das relações de trabalho e da falta de sustentabilidade, além de trazer sérios prejuízos à saúde”, relata Patrícia Moresco, que coordena o programa de desafios.

thomas

O Thomas, filho da funcionária Maria Isabel Feliczaki, se engajou ativamente na campanha de redução de consumo de água em casa e também ganhou uma medalha de Consumidor Mais Consciente

Um dos exemplos da abrangência da reflexão gerada pelo programa foi o Desafio Consciente do mês de outubro: os participantes foram desafiados a não consumir refrigerantes nem sucos industrializados durante 30 dias. Aparentemente simples, a maioria dos funcionários que participaram com sucesso relataram que a proposta foi realmente desafiadora, principalmente pelo fato de que o desafio atingiu o consumo familiar. Veja como foi a chamada desse Desafio:

 

 

Você talvez não tenha pensado a esse respeito e pode se perguntar: o que isso tem a ver com consumo consciente? Mas o que escolhemos para nossa alimentação tem sim a ver com consumo consciente. Alimentos industrializados são cobertos de embalagens, além de trazerem em sua composição ingredientes químicos. Apesar do apelo de serem saudáveis, fazem mal à saúde. Quando adquirimos exageradamente produtos industrializados, estamos prejudicando nossa saúde, e estimulando a máquina de produção e distribuição. Por fim, temos o impacto na natureza, que envolve não só as matérias-primas envolvidas no processo de produção, de forma geral, mas também descarte do lixo.

Fim de ano, tempo de exercitar o consumo consciente

Numa época do ano em que o consumismo é aumentado, o desafio lançado às equipes do Crea-PR traz o convite à reflexão que é vista como o melhor exercício de consumo consciente: você realmente precisa de tudo o que tem? Com esse mote, os funcionários estão sendo convidados a aproveitar o momento do ano para exercitar essa prática e ajudar o próximo:

Você realmente precisa de tudo que tem? Essa pergunta é essencial para que possamos colocar em prática o Princípio dos 3Rs: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. Reduzir é o passo mais importante! Mas, se acabamos nos descuidando do “R” de “Reduzir”, o que pode ser feito agora para remediar? Faça uma lista de coisas que você tem e que podem ser doadas. Roupas, calçados, acessórios, brinquedos, utensílios, eletrônicos, livros, revistas e até móveis! Doando, você está ajudando alguém que precisa e evitando o consumo de um novo bem enquanto há tantos que podem ser reaproveitados.

Em janeiro, será lançada ainda a Cartilha de Consumo Consciente do Crea-PR, material que estará disponível também ao público externo abordando questões importantes e dicas para quem quer ser um verdadeiro consumidor consciente.

Seja você também um consumidor consciente!

Que tal exercitar, aí na sua cidade, na sua comunidade, essa reflexão? Sempre é tempo de pensar além, de fazer o bem ao próximo – e ao mundo! Consumir consciente é uma prática diária, e a consciência é a medalha mais valiosa. Participe e conte pra gente!

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: