• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 113 outros seguidores

  • Arquivos

Conheça 8 táticas de profissionais de sucesso para evitar a procrastinação


Pessoas espertas acionam suas estratégias inteligentes para acabar com a barreira mental e continuarem produtivas

Faça um “mapa” ou lista das tarefas do dia antes mesmo de começar a fazer qualquer coisa

Todo mundo procrastina. Mesmo as pessoas mais bem sucedidas podem enfrentar esse problema todos os dias. No entanto, as mais inteligentes fazem uma coisa que a maioria não tem o hábito: elas não criam desculpas ou permitem que isso afete sua maneira de produzir. Assim, agem de maneira esperta, acionam estratégias para quebrar essa barreira mental criativa para que, assim, continuem produtivas. As informações são do Motto.

Aqui estão oito maneiras que pessoas bem sucedidas usam para lutar contra a procrastinação.

1. Mantenha-se encarregado/responsável

Mostre-se envolvido para que as coisas sejam feitas. Para tanto, faça compromissos a si mesmo, isso ajudará a manter-se responsável, inspirando confiança alheia. Você pode fazer isso ao escrever seus objetivos, ao fazer uma lista dos compromissos diários e criando lembretes no seu celular ou no calendário. Outra coisa: mude a imagem de fundo do seu computador ou celular para algo que te inspire a fazer seu trabalho. Vale, também, escrever suas conquistas do dia em uma lousa branca, um post-it ou na sua agenda.

2.  Tenha responsabilidades “públicas”

Se você não consegue ser responsável por você mesmo, pode ser mais bem sucedido sendo responsável pelos outros. Como? Diga a todos que você planeja fazer e sobre seus objetivos… Conte a amigos, empregados, chefes suas intenções e o que você não quer deixar para depois. Por exemplo, se você quer ir à academia todos os dias, peça a um amigo que te pergunte, te mande mensagens questionando se você já malhou naquele dia. Outra sugestão é começar a documentar e dividir seus caminhos: um blog onde você possa compartilhar seus projetos e conquistas, por exemplo. Proíba-se de ser uma decepção pública, isso poderá te manter ativo.

3. “Amarre-se ao mastro”

Na história da Odisseia, de Homero, Ulisses pede para que sua tripulação o amarre ao mastro do navio para que ele não tente pular no mar ao ouvir o canto das sereias. Se você é um procrastinador crônico e simplesmente não consegue resistir às tentações de coisas como Facebook e Youtube, deve-se, então, se amarrar ao mastro. Há ferramentas disponíveis tais como Rescue Time, SelfControl e Focus que bloqueiam, temporariamente, o acesso a websites que possam te distrair. É uma medida extrema, mas também efetiva.

4. Tenha autoconsciência

Autoconsciência é uma marca comum entre pessoas bem sucedidas. Isso permite com que elas entendam, em primeiro lugar, de maneira apropriada, por que procrastinam. Uma vez entendendo seus motivos de “enrolação”, será mais fácil formar um plano para combatê-lo. Entendendo-se, você poderá combater melhor sua procrastinação, formulando uma estratégia para resolver o problema.

5. Planeje o futuro

Com qual frequência você, ao começar seu dia, senta-se na sua mesa e olha as coisas em que deve trabalhar? Se você chega ao seu trabalho e não faz ideia por onde deve começar, se você pode lidar com a procrastinação logo de cara.

Assim, faça um “mapa” ou lista das tarefas do dia antes mesmo de começar a fazer qualquer coisa. Ainda melhor, tente desenhar esse planejamento na noite anterior – isso te permite enxergar de maneira mais clara as coisas mais urgentes.

6. Dê um tempo

Se você precisa enfrentar uma tarefa, mas não se encontra animado para realiza-la, tente estabelecer um tempo curto para trabalhar nela de alguma maneira. Por exemplo, estabeleça um minuto em um temporizador. Assim que este tempo acabar, você poderá perceber que precisa de mais tempo para fazer aquilo e acabará encontrando um foco que não teria se “tivesse o dia todo”. Essa regra serve para tarefas tediosas também.

7. Transforme uma grande tarefa em diversas menores  

É clássico, mas o conselho é produtivo. Transformar uma grande tarefa em diversas menores permite que você divida-as mais especificamente e meça a urgência de cada fase. Por exemplo, na sua lista de afazeres pode estar “escrever o livro”, no entanto é impossível que você faça isso somente em um dia, então por que você não troca essa frase por outra mais específica, menor, e possível de se fazer hoje?

8. Saiba desistir

Só porque você já gastou várias horas do seu dia em um projeto não significa que você deverá finalizá-lo. Simplesmente porque, algumas vezes, não vale a pena queimar ainda mais tempo na mesma tarefa, então aprenda a perceber quando é hora de desistir.

Dê um passo para trás e descubra a razão por que você está procrastinando neste projeto ou tarefa. Será que é porque, na verdade, não é assim tão importante?

 

Fonte: Portal IG – Carreiras

 

%d blogueiros gostam disto: