• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 113 outros seguidores

  • Arquivos

5 livros obrigatórios para quem é (ou quer ser) chefe


Coach especializado no tema, João Cordeiro indica obras de pensadores que vão de Peter Drucker ao neurocientista David Rock; saiba quais são

1. “A cabeça de Peter Drucker”

Autor: Jeffrey Krames

Considerado inventor da administração moderna, o austríaco Peter Drucker, que viveu entre 1909 e 2005, cresceu rodeado por grandes mentes, como Sigmund Freud e Albert Einstein. O autor Jeffrey Kames resume suas lições mais importantes – que influenciaram empresários como Bill Gates e Jack Welch – de maneira acessível e direta. “É talvez o mais importante de todos”, fala João. “Você se impressiona com como muito do que ele dizia ou pensava sobre administração é atual.”

2. “Empresas feitas para vencer”

Autor: Jim Collins

Tido por alguns como sucessor de Peter Drucker, Jim Collins elegeu um caminho baseado em estudos e pesquisas científicas para pensar administração, sucesso e fracasso. Em seu livro mais famoso, ele mapeia as empresas que mais valorizaram na bolsa de valores no longo prazo e entrevista seus CEOs e presidentes em busca das razões para o sucesso. A chave, descobre, é ser um líder nível 5. “Que liderança é essa? É quando o CEO ou presidente consegue balancear alta competência técnica com humildade”, explica João. “Ao invés de ter um espelho, ele tem uma janela para ver seu time.”

3. “Paixão por vencer”

Autor: Jack Welch

Um dos empresários mais famosos do mundo, Jack Welch ganhou fama à frente da General Electric (GE). “Ser presidente de uma empresa de capital aberto por um ou dois anos é uma coisa. Por vinte e um anos é outra”, fala João. Ao longo desse tempo, Welch revolucionou a multinacional, focou e investiu em áreas específicas e criou uma nova cultura corporativa, fundada numa visão mais crítica dos negócios. No livro, voltado para pessoas em todos os níveis organizacionais, ele apresenta seus princípios básicos de negócios, gestão e liderança, entre outros temas.

4. “Blink: A decisão num piscar de olhos”

Autor: Malcolm Gladwell

Um dos grandes bestsellers do jornalista Malcolm Gladwell, traz uma série de histórias e trata da tomada de decisões e dos fundamentos da chamada intuição. Baseado em estudos científicos, o livro defende que a tomada de decisões importantes não precisa necessariamente se basear em muito tempo de deliberação. “A intuição é algo que menosprezamos muitas vezes, mas é impressionante”, diz João. “E está disponível para todos, não é privilégio.”

5. “Quiet leadership: Six steps to transforming performance at work”

Autor: David Rock

Os avanços da neurociência fazem mais do que fascinar: são úteis para muita gente. O neurocientista David Rock, da Universidade Columbia, especializou-se encontrar maneiras de aprimorar a capacidade de liderança através da observação da mente. Neste livro, que vem em formato de guia, ele apresenta mudanças que influenciam performance, produtividade e satisfação no trabalho. “Recursos como ter água na sala, janelas com luz natural, alimentos que fazem bem como frutas e nozes fazem do que as pessoas se engajem melhor e retiram a tensão do ar”, exemplifica João. Ele aproveita para falar que Rock organiza um evento anual em novembro, em Nova York, onde discute novidades na áreas. “Se puder, vá e dê um grande salto na sua carreira como líder.”

 

Fonte: Portal Na Prática

%d blogueiros gostam disto: