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Mês do Consumo Consciente mobiliza funcionários do Crea-PR


Em 15 de outubro de 2008, a Consumers International, Organização Mundial das Associações de Defesa dos Direitos do Consumidor, fez uma campanha sobre  Consumo Sustentável chamada Consumer’s Action Day. Entidades, como as brasileiras Proteste e Idec, mobilizaram suas redes, prepararam material informativo e enviaram manifestações ao governo reforçando a importância do tema para o nosso futuro.

Consumir de forma consciente vai muito além daquilo que estamos habituados a ver e ouvir por aí. Já parou para pensar o que é necessário para que um certo produto que você compra seja vendido a preço tão mais barato que os outros? A busca pelo mercado trouxe relações de trabalho inadequadas, busca por mão de obra barata e baixa remuneração pela matéria-prima. A redução de custos de produção a qualquer preço trouxe impactos para o mundo em todas as escalas.

Muitas vezes pensamos que nosso papel é insignificante para contribuir para esse processo, e que nada que fizermos fará diferença. Realmente, se todos pensarem assim continuaremos caminhando para a destruição das belezas que sobrevivem no nosso planeta, que pode chegar muito mais cedo do que imaginamos. Agora, e se cada um focar no espaço ao seu redor e tentar melhorar apenas esse espaço? Por menor que seja a atuação, essa grande cadeia de ações do bem mudaria – e muito – a situação.

O programa Consumo Mais Consciente do Crea-PR

marca-consumo-consciente-fundobrancoPensando nisso, e com a intenção de contribuir para a consciência que pode gerar essa grande cadeia de melhorias, o Crea-PR lançou no segundo semestre deste ano seu programa de Consumo Mais Consciente. Essa é, de fato, uma ação que transcende as relações de consumo na empresa e seu impacto na economia: a intenção é compartilhar informações e exercitar hábitos que podem, aos poucos gerar melhorias na vida dos funcionários, das pessoas com quem convivem, seja na empresa ou em casa. De forma indireta, essas pequenas ações vão influenciar na nossa casa, no bairro, na cidade, no espaço que queremos para viver.

Desafios Conscientes!

Uma das ações promovidas pelo Crea-PR é o Desafio Consciente, que todos os meses desafia os funcionários a exercitar uma ação de conscientização no consumo. Até o momento, quatro desafios já foram lançados, três deles concluídos, para serem cumpridos na empresa e fora dela – incentivando também os familiares:

  • Julho: 30 dias sem post-it
  • Agosto: 30 dias sem copos descartáveis
  • Setembro: 30 dias sem sacolas plásticas no supermercado
  • Outubro: 30 dias sem refrigerantes nem sucos industrializados

Os desafios envolvem questões de melhoria das relações de consumo e meio ambiente e da qualidade de vida dos participantes. Todos os meses, os funcionários participantes e que conseguirem cumprir o desafio recebem reconhecimento virtual e compõem um ranking, que será alimentado mensalmente até o final do ano. Todos os meses cresce a adesão aos desafios, já contando com a participação de cerca de 30% dos funcionários.

No Mês do Consumo Consciente, dicas úteis diariamente

Durante o mês de outubro, as equipes receberão a cada dia uma dica útil de consumo consciente, para melhoria das condições de consumo e da qualidade de vida. As dicas foram selecionadas pela equipe de Gestão da Qualidade do Conselho, e receberam identidade específica para o programa, com disseminação rápida e acessível.

 

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Dicas de consumo consciente disseminadas diariamente pelo Crea-PR aos funcionários durante o mês de outubro

 

As ações contam com o apoio do Comitê de Responsabilidade Socioambiental Corporativo (CRSC) do Crea-PR, implantado no Crea-PR em 2012 e que passou a agregar o estudo e discussão de assuntos relativos à sustentabilidade, principalmente quanto o uso racional de recursos. O start para a criação do comitê foi a implantação do sistema de gestão e a adesão ao Pacto Global: o sistema de gestão proporcionou as melhorias desejadas nos processos, produtos e serviços e o Pacto Global apresentou um leque de outros temas que é desejável que sejam trabalhados e internalizados pelo Conselho.

Para os responsáveis pelo CRSC no Crea-PR, a organização alinhada com a sustentabilidade permite comunicar com credibilidade comprometimento e desempenho, o que transmite confiança e sustenta seu negócio, além de contribuir para um mundo melhor.

 

Por Gestão da Qualidade – Crea-PR

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