• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 171 outros seguidores

  • Arquivos

A importância da pontualidade para o crescimento profissional


waiting-410328_960_720

Imagem: Pixabay

A pontualidade é uma forma de expressar a importância

Por: Mauricio Louzada

Qual a importância da pontualidade para alcançarmos novas oportunidades no trabalho? Bem, particularmente eu não conheço ninguém que tenha alçado uma grande carreira tendo a fama de estar sempre atrasado para seus compromissos. A pontualidade é um pré-requisito para alçar novos voos em direção ao nosso desenvolvimento profissional.

Recentemente recebi um cronograma de uma empresa, com os horários das 3 palestras que ministraria no dia seguinte. Eram eles: 9h08, 11h23 e 15h12. Eu já sabia porque os horários eram tão quebrados: quando agendamos uma palestra para as 09h, as pessoas tendem a pensar que o evento começará entre 9h15 e 9h30. Quando o horário é 9h08 todos ficam atentos para a importância da pontualidade. Mas muitas pessoas não conhecem tal importância e por isso, acabam aprimorando uma outra habilidade: a criatividade para arrumar desculpas.

Alguns fazem do atraso um hábito. Quando o despertador do celular toca, indicando o horário de levantar, pressionam a função “Soneca” repetidas vezes, até perceberem que estão no limite (ou um pouco além dele) do horário para sair da cama. Então, tomam banho correndo, saem de casa despesperados e no caminho para o trabalho não param de olhar para o relógio, como se pudessem desacelerar o tempo.

Ao chegar atrasado mais uma vez, aquele profissional encontrará mais uma desculpa: a chuva, o trânsito, alguém que ele teve que socorrer, uma pequena batida no carro ou sabe-se lá o quê. Imprevistos acontecem e atrasos também, mas quem os transforma em um hábito, terá menos chance de alcançar novos postos e novas conquistas em sua carreira.

A pontualidade é uma forma de expressar a importância que cada compromisso tem para você, assim como o respeito que você tem pelas pessoas que estão envolvidas com o que será realizado. Ser pontual demonstra sua atitude em cumprir o que foi combinado, e assim, inspira nos demais a confiança que depositarão em tarefas e objetivos atribuídos a você. Ser pontual demonstra sua capacidade de gerenciar o próprio tempo, e por consequencia, a aptidão de gerenciar equipes e projetos.

Em resumo, pessoas pontuais acabam tendo muito mais oportunidades na vida, porque ninguém quer delegar responsabilidades e cargos para quem sempre tem uma desculpa (seja ela verdadeira ou não).

Ser pontual é uma questão de atitude, e por isso, exatamente às 9h08 daquela manhã iniciei minha palestra para uma grande equipe. Adivinhe qual era o tema ! Gerenciamento do tempo, é claro…

Fonte: Revista Profissional & Negócios

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: