• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 117 outros seguidores

  • Arquivos

Como melhorar o seu currículo


Você pode fazer cursos de curta duração, idiomas e trabalho voluntário

Como melhorar o seu currículo

por Fernanda Bottoni para o site Vagas Profissões

Se você não está satisfeito com seu currículo e quer dar uma melhorada para conseguir aquele tão sonhado emprego, opções não faltam. Segundo Naamisis Campos, da DMRH, para fazer um upgrade vale quase tudo – menos mentir ou dar aquela “aumentadinha” nas informações. Confira algumas dicas!

1. Cursos de curta duração

Segundo a Naamisis, cursos em geral são muito bem vistos e bem aceitos pelos recrutadores – desde que tenham alguma aplicação prática. A dica é buscar um assunto que você precisa aprofundar e que esteja ligado à área em que você está e que possam complementar a sua experiência. Outra opção bacana é focar em um assunto ligado à área em que você ainda não trabalhou, mas gostaria de atuar.

“Essa é uma boa forma de direcionar a carreira”, afirma. “É preciso entender o que é importante para o mercado de trabalho e também o que faz sentido para o seu objetivo”, diz ela. Se os dois itens estiverem cobertos pelo curso que você escolheu, ponto para você.

2. Trabalho voluntário

“Muita gente vai para fora estudar um idioma e aproveita para fazer um trabalho voluntário”, diz a consultora. A dupla experiência rende tanto conhecimento na língua estrangeira quanto desenvolvimento de habilidades importantes como trabalho em equipe e foco.

Claro que também é possível fazer um trabalho voluntário sem que você precise sair do próprio bairro. E essa experiência pode ser tão valiosa para o seu currículoquanto a internacional, viu?

3. Cursos de idiomas

Da mesma forma que o trabalho voluntário, se você não estiver podendo viajar para estudar outro idioma, pode fazer isso daí mesmo, utilizando o computador, otablet ou até o celular, em alguns casos. “Há muitos cursos online gratuitos em que você precisa investir apenas tempo e disciplina”, explica Naamisis.

Neste caso, a experiência não vai contar tanto quanto um curso no exterior, mas se você conseguir fazer seu nível de conhecimento do idioma aumentar também aumentarão suas chances de concorrer a vagas melhores.

4. Valorize seu aprendizado no currículo

O quarto ponto destacado pela especialista para melhorar o currículo é valorizar as lições que você aprendeu em cada função que realizou. “Pense nas habilidades que você desenvolveu em cada projeto que tocou, descreva esse aprendizado de forma objetiva no currículo e também, se possível, relate quão desafiadora foi a tarefa que você realizou.

A dica de Naamisis, aliás, é que você pense nisso sempre que estiver fazendo um trabalho e não apenas na hora de montar o seu currículo. “Se você encarar as tarefas como oportunidades para desenvolver habilidades que você ainda não tinha pode contar isso para o entrevistador, por exemplo, e ganhar muitos pontos com ele.”

 

 

%d blogueiros gostam disto: