• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 127 outros seguidores

  • Arquivos

Seu sucesso depende de você acompanhar o mercado


Quando o profissional ignora o que acontece no mercado, acaba por ser surpreendido. A solução está em olhar para três mercados que ditam o futuro de nossa carreira

 

sucesso

O primeiro mercado com que todo profissional deve se preocupar é aquele no qual está a empresa onde trabalha. Como estão os concorrentes? Como está a demanda? Quais as previsões de vendas, market share e investimentos dos clientes que demandam os produtos e serviços da empresa? O profissional deve estar atento a qualquer notícia sobre isso e seus efeitos nas vendas da empresa.

O segundo mercado é aquele formado pelas pessoas que contratam você. Afinal, é o gerente que contrata o coordenador, e são os diretores que contratam os gerentes. Se na sua rede de relacionamentos não há pessoas que estejam um ou dois níveis acima do seu cargo atual, você não terá uma base de vendas sólida para sua carreira. Nesse caso, participe de mais eventos do seu setor, exponha-se mais e ouça palestras de gestores que possam conhecê-lo e interessar-se por sua trajetória. Escreva artigos e publique um blog para mostrar seus conhecimentos.

E, finalmente, o terceiro mercado é formado por outros profissionais que estão na mesma carreira que a sua. Você está atualizado? Como pretende conhecer o que existe de mais novo em sua profissão? Minha sugestão é conectar-se aos principais centros de excelência em sua profissão e acompanhar de perto tudo que eles geram de conhecimento e tendências.

Acompanhar o que acontece nos mercados relevantes para seu sucesso é uma ação permanente. Não espere orientação ou auxílio da empresa para fazer isso. Seja proativo. Não deixe que as notícias sejam apenas entretenimento, use-as para saber mais sobre o que esperar do futuro de sua carreira.

*Sílvio Celestino é sócio-fundador da Alliance Coaching.

Este texto é parte da matéria originalmente publicada pela Revista Online Você S/A

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: