• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 117 outros seguidores

  • Arquivos

CREA-PR fiscaliza drenagem urbana


O CREA-PR realiza na quarta-feira (16), nas cidades de Apucarana, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão uma Operação de Fiscalização Especializada (OFE) tendo como foco a “Drenagem Urbana”. O objetivo da ação, que contará com a participação dos agentes de fiscalização, facilitadores, Conselheiros e Inspetores do CREA-PR, é informar a população sobre a importância de um bom planejamento urbano e dos planos diretores além de destacar a importância dos profissionais de engenharia na administração pública das cidades.

Nas últimas décadas, o desenvolvimento econômico acarretou o crescimento dos polos urbanos e consequente impermeabilização das bacias hidrográficas dessas localidades devido à pavimentação das ruas, calçadas e lotes, além da cobertura das próprias edificações. A água da chuva, ao invés de ter realizar seu escoamento natural e ser absorvida pelo solo, deve ser conduzida apropriadamente por sistemas criados com o objetivo de leva-la a pontos de deságue de forma a não causar os inconvenientes devidos ao seu acúmulo.


Um sistema de drenagem devidamente projetado e executado sob as boas práticas da engenharia resulta em menores impactos à população quando há ocorrência de chuvas intensas, permitindo adequado escoamento superficial, suficiente captação de água e o transporte desta água até sua destinação final através de tubos corretamente dimensionados e com garantia de que a velocidade da água, seja no escoamento ou no ponto final não tragam danos ao ambiente, como a erosão do solo.

Segundo o Gerente de Fiscalização do CREA-PR, engenheiro civil Diogo Artur Tocacelli Colella, “a efetiva participação profissional somente agrega benefícios à sociedade, trazendo segurança, melhor administração dos orçamentos públicos e menores impactos na vida das pessoas frente às situações adversas causadas pelas fortes chuvas cada vez mais frequentes e áreas cada vez mais impermeabilizadas.”

É de capital importância o esclarecimento da comunidade sobre as formas de solução existentes e os motivos da escolha das soluções propostas. A solicitação de recursos deve ser respaldada técnica e politicamente, dando sempre preferência à adoção de medidas preventivas de maior alcance social e menor custo.

Serviço – Operação de Fiscalização Especializada (OFE)

Foz do Iguaçu
Localização: Avenida Por do Sol entre av. República Argentina e Rua Felipe Wandscher, jardim São Luiz, Foz do Iguaçu.
Dia: 16/12/2015
Horário: 10h
Ponto de referência: esquina com Felipe Wandscher

Apucarana
Localização: Distrito de Pirapó
Dia: 16/12/2015
Horário: 10h
Ponto de referência: Distrito Pirapó

Francisco Beltrão
Localização: Loteamento Perin saída para a polícia rodoviária
Dia: 16/12/2015
Horário: 14h
Ponto de referência: Polícia rodoviária

%d blogueiros gostam disto: