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Alunos das engenharias apresentam veículo off-road projetado e construído por eles


Veículo enfrentará enduros de resistência, em que serão também avaliados segurança, preço, conforto, dirigibilidade e durabilidade. FOTOS: Samira Chami Neves

Estudantes das engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção da UFPR apresentaram, nesta sexta-feira (06), o resultado de meses dedicados a um grande desafio: projetar e construir um veículo off-road de quatro rodas para um único ocupante, devendo ser capaz de manobrar em espaços reduzidos, além de procurar ser seguro, barato, leve, competitivo e durável.
A proposta é feita anualmente pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade – organização mundial, com representação no Brasil – que põe em prática o o treinamento de sala de aula, desafiando os alunos a projetarem, criarem e testarem o desempenho de um veículo real em um ambiente competitivo. As competições SAE contam com mais de 4500 alunos de 500 universidades, de seis continentes.

Apoiados por professores, os 24 estudantes da Universidade que formam a equipe UFPR Baja SAE trabalham durante meses, definindo conceitos, projetando, realizando ensaios e testando novas soluções. Para colocar em avaliação final seus esforços, os alunos participam das duas competições brasileiras dentro do projeto Baja/SAE. Elas ocorrem anualmente – sendo uma etapa nacional (Piracicaba/SP) e uma regional (Gravataí/RS) – e envolvem cerca de 70 equipes de diversas universidades do país. As três melhores colocadas são convidadas a participar da competição mundial, sediada nos EUA.

No evento desta sexta, os estudantes mostraram à comunidade acadêmica o mais novo protótipo desenvolvido pela equipe. Com apoio de empresas privadas – que auxiliam com serviços, peças e outros recursos -, os alunos foram prestigiados por colegas, professores, pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Edilson Silveira, além do próprio reitor Zaki Akel Sobrinho.

A equipe exibiu algumas das característica do novo carro e explicou que, como todas as equipes utilizam o mesmo motor, o desempenho do veículo fica ligado diretamente aos demais itens de projeto, como suspensão, transmissão, sistema de freios, direção, entre outros. Durante as disputas, são avaliados quesitos como relatório e apresentação de projeto, segurança (cumprimento das normas para construção do veículo), motor, conforto (dirigibilidade), frenagem, aceleração, velocidade final, suspensão, tração e, finalmente, um enduro de resistência (onde os protótipos têm todos esses quesitos avaliados ao máximo).

Envolvimento

Mesmo sendo um projeto universitário, a equipe UFPR Baja SAE entendeu que a dedicação e o envolvimento que a iniciativa despertou entre eles poderiam servir também de estímulo a outros estudantes. Assim, eles passaram a levar o projeto para dentro das escolas de ensino médio, mostrando um pouco sobre como a engenharia, vista na teoria, pode ser aplicada na prática. E os bate-papos não ficam restritos ao setor automotivo; o gosto pelas ciências exatas ganha espaço nas apresentações quando falam sobre sobre as demais engenharias e a importância que esses cursos têm no mercado de trabalho atual e futuro.

Equipe UFPR Baja SAE é formada por 24 estudantes das engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção

Durante a cerimônia, era possível ver ainda a empolgação da equipe com novas ideias além do que já estavam ali apresentando. A UFPR Baja SAE está desenvolvendo um projeto que tem o objetivo de oferecer cursos de desenho e simulação computacional e de mecânica geral automotiva, ministrados pelos próprios membros do grupo, tanto para alunos da Universidade quanto para a sociedade em geral. Os valores adquiridos são inteiramente revertidos para o desenvolvimento do protótipo.

Fonte: Assessoria de Comunicação da UFPR

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