• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 155 outros seguidores

  • Arquivos

Como identificar e usar seus pontos fortes


Embora toda pessoa tenha um talento especial, muitas vezes é complicado encontrá-lo e fazer bom uso dele. Confira como você pode descobrir sua habilidade mais evidente e usá-la a seu favor.

imagen-relacionadaJá ouviu dizer que todas as pessoas têm um talento especial, uma espécie de habilidade que ninguém mais pode desenvolver da mesma maneira que você? Essa informação é totalmente verdadeira e essa característica é, muitas vezes, responsável pelas escolhas e pelo sucesso profissional de uma pessoa. Esse tipo de talento é conhecido, no mundo profissional, como “ponto forte”.

O problema é que em muitos casos essas características especiais não estão tão claras como gostaríamos e isso acaba dificultando decisões importantes, como qual profissão seguir ou se é a hora certa de mudar de emprego. Mas como descobrir quais são os seus pontos fortes e usá-los a seu favor?

Existem infinitas maneiras de descobrir qual é o seu talento especial e colocá-lo em prática, confira algumas dicas:

Como descobrir e usar seus pontos fortes: 1. Questões fechadas

Submeta-se a um processo de auto-questionamento. Responda a si mesmo, com honestidade, quem são as pessoas que você mais admira; quais são as coisas que você sempre quis fazer; o que te deixa mais ou menos inspirado, etc. Responda essas perguntas em papéis separados e depois as categorize em ordem de importância. Procure por um padrão nas suas respostas, provavelmente esse é o seu talento.

Como descobrir e usar seus pontos fortes: 2. Ajuda profissional

Encontre pessoas especializadas em coaching e liderança e conte com a ajuda delas para identificar os seus pontos fortes. Embora cada profissional tenha uma estratégia diferente, procure focar nas coisas que você sempre quis fazer, isso pode mostrar com mais facilidade qual é o seu talento. Ouvir feedbacks profissionais vai fazer com que o processo seja levado a sério e você ainda pode aprender a colocar os seus talentos em prática de acordo com as necessidades do seu trabalho.

Como descobrir e usar seus pontos fortes: 3. Saia da sua zona de conforto

Você pode até se sentir eficiente e confortável com o que está fazendo agora, mas se acredita que isso não está exigindo de você suas melhores habilidades, não se acomode. É claro que você não pode deixar um emprego simplesmente porque ele não está relacionado com o seu talento, mas procure adaptar a sua ocupação atual para aquilo que você acredita ser a sua habilidade mais evidente. Converse com a sua equipe e os seus superiores, peça ajuda e aplique o seu talento nas funções que desempenha atualmente. Dessa maneira você pode confirmar se é realmente bom naquilo que acredita.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: