• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 155 outros seguidores

  • Arquivos

XXVII Semana de Geografia da Universidade Estadual de Londrina e III SIMPEC


O clima constitui um dos mais importantes elementos da biosfera do planeta, sendo o conhecimento detalhado de sua dinâmica e interação com os outros elementos do ambiente uma contingência necessária para toda e qualquer atividade humana. No entanto, nos últimos tempos, os estudos têm mostrado que a interferência humana no meio natural tem contribuído para alterações climáticas em escala global, regional e local, constituindo uma das grandes preocupações da sociedade.
Diante de toda essa problemática é que foi idealizado o I Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos – SIMPEC e realizado na Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, no ano 2008 com o tema “Passado, presente e futuro” juntamente com I Ciclo Paranaense de Debates Sobre o Futuro das Estações Climatológicas – CDEC, em comemoração aos 50 anos da Estação Climatológica Principal de Campo Mourão.
Diante do grande sucesso deste e evento, em 2010 foi realizado o II Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos, no período de 20 a 24 de setembro na cidade de Maringá, com o objetivo principal de dar continuidade às discussões e reflexões a respeito do estudo do clima no estado do Paraná, especificamente os debates se deram sobre o papel do clima na organização do espaço geográfico em diferentes temporalidades.
Após dois anos, o Simpósio Paranaense de Estudos Climáticos terá sua III edição realizada na cidade de Londrina demonstrando a continuidade dos trabalhos, bem como a demanda por debates sobre o clima no estado do Paraná. O referido simpósio focará discussões sobre a ocorrência de eventos climáticos extremos que, no contexto das mudanças climáticas globais, têm exigido estudos sobre o monitoramento e a dinâmica de tais eventos e, principalmente, sobre a contribuição da ciência geográfica.Com estas motivações, será realizado simultaneamente a XXVIII Semana de Geografia da UEL.
Este importante evento acontecerá em Londrina, Paraná, no Campus da Universidade Estadual de Londrina/UEL, de 22 a 26 de outubro de 2012 e contará com palestras, minicursos, comunicações orais e painéis. Por meio destas atividades, esperamos gerar a expansão de ideias num movimento dialético entre prática-teoria-prática, remetendo-nos ao diálogo, à reflexão, à produção e à difusão de novos conhecimentos.

PALESTRANTES:
Mesa redonda 1:
“Eventos climáticos extremos no Paraná: monitoramento e políticas públicas”
– Meteorologista Cézar Duquia (SIMEPAR)
– Major Luiz Alberto Bueno Candido – Chefe da B8 3º Grupamento de Bombeiros Defesa Civil /PR)
– Dr. Carlos Frederico Angelis – Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN)

Mesa redonda 2:
“Riscos e desastres naturais: a contribuição das ciências Humanas”
– Dr. João Osvaldo Rodrigues Nunes (UNESP/Presidente Prudente)
– Dra. Maria Lúcia de Paula Hermann (UFSC)
– Dr. Nilson César Fraga (UEL)

SITE DO EVENTO:
Maiores Informações no site do evento:
http://www.uel.br/eventos/semanageo/

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: