• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 162 outros seguidores

  • Arquivos

Currículo enriquecido por artigos publicados


Antônio More / Gazeta do Povo / A doutoranda Cyntia Erthal Leinig conta que é mais complicado conquistar espaço em publicações internacionaisPublicar um artigo científico em uma revista de renome é um passo importante para quem deseja seguir a carreira acadêmica ou se tornar pesquisador. Embora não seja uma tarefa fácil, existe um caminho certo a ser seguido tanto para quem está na graduação como para os que fazem mestrado ou doutorado. Confira.

>>> Comece na graduação

Para submeter algo à publicação é necessário ter uma pesquisa e engana-se quem pensa que isso só se faz na pós. Mesmo que os estudantes de graduação ainda não tenham conhecimento suficiente e consolidado, eles podem ingressar em programas de iniciação científica, nos quais são selecionados para ajudar docentes em pesquisas e, depois de um tempo acompanhando o trabalho, o jovem pode estar pronto para escrever algo.

O pró-reitor de Pesquisa e Extensão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Waldemiro Gremski, explica que em alguns casos o artigo também é assinado por um professor orientador. “Isso é uma exigência nas áreas de exatas, Saúde e Biológica. Em Humanas, o aluno pode assinar sozinho, tem mais independência.” Com a publicação, o aluno ganha pontos a mais para ser aprovado em um mestrado ou doutorado, pois comprova que já faz pesquisa, o que se espera dos estudantes em programas de pós-graduação.

>>>Pontos em Programas de Pós-graduação

A pesquisa é parte essencial de mestrados e doutorados. A publicação científica acaba sendo fundamental para uma boa avaliação do aluno e dos programas, além de enriquecer o currículo do futuro pesquisador. No mestrado, não é obrigatória a publicação de artigo para concluir o curso, mas a exigência de pelo menos uma por ano faz parte do doutorado.

Para que o artigo seja publicado, é necessário adequá-lo às normas estabelecidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): precisa ser inédito e estar dentro das normas de metodologia científica. Depois, uma comissão da revista escolhida, formada por doutores, avalia o conteúdo para decidir se será publicado ou não. “É um processo demorado, que leva até 12 meses, já que as revistas costumam sair apenas uma ou duas vezes por ano”, diz o coordenador de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Tuiuti do Paraná, Geraldo Pieroni.

>>> Qualidade das Publicações

O periódico em que um artigo é publicado faz muita diferença. É ele que dará mais ou menos importância para o currículo do autor. Para saber quais são mais bem conceituados basta consultar o Quális Capes, um sistema de classificação que avalia cada periódico de acordo com a quantidade de vezes que os artigos publicados nele são citados por outros autores. Essa classificação vai da letra A à C. As categorias A1 e A2 são as mais altas, seguidas pela B, que vai de 1 a 5. A C é a menos expressiva e os veículos que estão nela não foram citados por outros autores.

>>> Conheça algumas das publicações mais importantes do mundo em algumas áreas:

> Direito
International Journal for the Semiotics of Law, Journal du Droit International e Fordham Law Review.

> Engenharias
ACI Materials Journal, Annual Review of Materials Research, Archives of Environmental Contamination and Toxicology.

> Psicologia
Animal Behaviour, Developmental Neuropsychology e International Journal of Behavioral Development.

> Arquitetura
Architectural Design, Building and Environment e Energy and Buildings.

> Medicina
American Journal of Human Genetics, American Journal of Preventive Medicine e Biochemical Journal.

> Ciências Agrárias
Advances in Agronomy, Annals of the New York Academy of Sciences e Industrial Crops and Products.

> Educação
Anthropology & Education Quarterly, Bordon: Revista de Pedagogia e Ciência e Educação (Unesp).

> Sociologia
Comparative Politics, Constellations e Contemporary Sociology.

> História
Journal of Social History, Latin American Perspectives e Philosophical Magazine.

Fonte: Gazeta do Povo

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: