• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 156 outros seguidores

  • Arquivos

7 maneiras como os graduandos podem criar seus currículos


imagen-relacionadaA experiência profissional pode ser um grande obstáculo na hora de conseguir um estágio. Nesses momentos, desenvolver o seu currículo é fundamental.

Se você está na faculdade – especialmente no início do curso – provavelmente está procurando por um estágio. No entanto, em alguns casos o seu currículo pode ser um obstáculo para alcançar o seu objetivo, devido à falta de experiência.
Se a sua experiência é um empecilho para conquistar um bom estágio, confira 7 maneiras de construir um bom currículo sem ser prejudicado por isso:

Como graduandos podem criar um bom currículo: 1. Reforce sua presença online.
Certifique-se de que você está presente nas redes sociais mais importantes e, mais que isso, garanta uma presença adequada nessas redes. Se um recrutador não consegue encontrar você online, provavelmente dará menos valor ao seu currículo do que aos demais. Dedique um tempo às suas mídias sociais e tente criar uma espécie de “marca online” para você.

Como graduandos podem criar um bom currículo: 2. Elabore um projeto de pesquisa.
Embora essa dica seja mais específica – para os estudantes que pretendem se inserir na área acadêmica –, criar um projeto de pesquisa pode ter tanto peso no seu currículo quanto experiências profissionais formais. Procure um professor e tire todas as dúvidas a respeito da elaboração de um projeto e, se necessário, peça ajuda e orientação. É muito importante que você encare esse projeto como um emprego.

Como graduandos podem criar um bom currículo: 3. Monte seu próprio negócio.
Se você não encontra nenhuma oportunidade, por que não criar uma? Pense de maneira criativa e inovadora, procure adaptar os seus talentos às áreas menos concorridas e desenvolva um pequeno negócio de férias, por exemplo. Essa tentativa pode servir como experiência e render uma empresa próspera para o futuro.

Como graduandos podem criar um bom currículo: 4. Não despreze experiências menores.
Se você trabalhou por alguns meses em um buffet infantil, por exemplo, pense em como esse emprego contribuiu para a sua experiência atual. Qualquer emprego pode ensinar lições possíveis de serem adequadas em outras profissões. Trabalhar em festas de criança, por exemplo, pode ensiná-lo a lidar com as pessoas ou gerenciar crises. Procure experiências que possam ajudar atualmente em cada trabalho pelo qual você passou.

Como graduandos podem criar um bom currículo: 5. Compartilhe seu conhecimento.
Se conseguir um emprego formal em uma companhia for mais complicado do que você pensou, considere trabalhos de monitoria. Em qual matéria você se saiu melhor durante o semestre? Converse com os seus professores – ou mesmo o reitor da sua universidade – e se ofereça para ajudar os estudantes com dificuldade nessa mesma matéria. A maioria das universidades possui programas de tutoria com alunos. Essa pode ser uma experiência valiosa para o seu currículo.

Como graduandos podem criar um bom currículo: 6. Trabalhe apenas pela experiência.
É claro que mesmo em um programa de estágio o ideal seria receber algum salário, já que você está prestando serviços para a companhia. No entanto, em um mercado competitivo como o atual, abrir mão de um pagamento e trabalhar apenas pela experiência pode ser o diferencial que a empresa procurava. Outra opção é trocar o salário por uma declaração de atividades complementares, que pode ser fundamental para a conclusão do seu curso.

Como graduandos podem criar um bom currículo: 7. Dedique-se a aprender habilidades específicas.
Se você tem tempo livre antes ou depois das aulas, dedique-se a aprender habilidades específicas que se relacionem com a sua profissão. Se você está cursando jornalismo, por exemplo, por que não procurar por um curso de fotografia? E se você gostaria de fazer um curso, mas não tem certeza de que ele poderá ser útil na sua profissão converse com os seus professores, pergunte se isso ajudaria a conseguir um bom emprego. Contar com a ajuda de profissionais que já conhecem o mercado de trabalho pode ser fundamental.

Fonte: Universia Brasil

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: