• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 156 outros seguidores

  • Arquivos

Projeto Ecohabitare é exemplo de sustentabilidade


Trabalhar com o tema sustentabilidade junto aos estudantes dos diferentes cursos de graduação de forma a contribuir com o desenvolvimento sustentável do Paraná é o objetivo do projeto Ecohabitare, realizado pela PUC-PR. Idealizado pelo professor doutor José Fernando Arns o projeto é realizado há alguns anos e consiste em envolver estudantes da instituição na produção de artefatos sustentáveis.

O programa envolve cerca de 30 alunos de cursos como Engenharia Civil, Ambiental, Mecânica e Biologia, autores de projetos como o tijolo ecológico e o aquecedor solar. Ambos são utilizados na construção da chamada “Casa de Conscientização”, com custo de aproximadamente R$ 2 mil, área de 20 m², banheiro que utiliza a técnica da compostagem, aquecedor solar de água feito com garrafas pet e caixas de leite, tijolos ecológicos produzidos com pó de mármore e hortas verticais urbanas.

“O projeto é muito interessante, pois incentiva os alunos e até empresas a produzirem materiais recicláveis, contribuindo assim com o meio ambiente”, diz o estudante de Engenharia Civil e representante do projeto, Carlos Eduardo Seffrin Silva. A instituição em buscado parcerias com empresas do ramo da construção, como Balaroti e Tigre, visando a ampliação do programa. “O Ecohabitare é uma referência para outras instituições, no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável e em diferencial para o mercado de trabalho. Alguns projetos já foram implantados e outros estão em andamento, mas o essencial é que os alunos possam compreender o objetivo do programa e utilizarem isso em sua vida acadêmica e profissional”, resume Silva.

Fonte: CREA-PR

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: