• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 174 outros seguidores

  • Arquivos

Estudantes da UEM conhecem estruturas do CREA-PR e AEAM


Estudantes do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Maringá realizaram uma Visita Técnica ao CREA-PR no dia 11 de maio, quando, além de conhecer o Conselho, receberam informações sobre a Associação de Engenheiros e Arquitetos (AEAM) e sobre o CREAjr-PR (Crea Junior).

A recepção aos estudantes foi feita pelo Gerente Regional do CREA-PR em Maringá, Hélio Xavier da Silva Filho. As apresentações foram feitas por Carmem Lucia Tamaoki Junqueira Gatto, pelo CREA; Nivaldo Barbosa de Lima, vice-presidente da AEAM; e pelo diretor do CREAjr-PR, Luan Paulo Bergamaschi Machado.

Nivaldo Barbosa de Lima estimulou os estudantes a participarem das entidades representativas do setor. “Esse contato é importante para dar mais segurança aos jovens profissionais no momento em que eles entram no mercado de trabalho”, comentou. Segundo ele, ao participar das entidades, os jovens usufruem não só da estrutura de produtos e serviços oferecida, como também da troca de experiência com profissionais mais calejados.

Sobre a AEAM, Lima destacou a Missão, Visão e Valores que foram traçados durante o Planejamento Estratégico da entidade. Ele apresentou as sedes administrativa e social, falou dos órgãos municipais e estaduais onde a associação conta com representantes, enumerou vários cursos e palestras realizados, viagens técnicas e eventos sociais.

“Em todas estas ações existem vantagens aos associados”, explicou. Por fim, Lima frisou que os estudantes não devem se ater estritamente às questões técnicas, mas também têm que se preocupar com as relações humanas. “O profissional de engenharia lida com pessoas, desde o operário, mestre de obras, com clientes e fornecedores. Ele precisa ter um bom jogo de cintura para que possa realizar seu trabalho com mais segurança e tranquilidade”, ressaltou.

Na abertura do evento, Hélio Xavier da Silva Filho também falou sobre a importância das entidades do setor. “Estas visitas são importantes na medida em que abrem a visão dos estudantes sobre o CREA e parceiros, como a AEAM e o CREAjr-PR”. Ele lembrou que o CREA-PR é destaque nacional entre os conselhos e que possui mais de 70 mil profissionais registrados.

Carmem Lucia Tamaoki Junqueira Gatto apresentou detalhes sobre a estrutura do CREA, serviços realizados e sobre a importância do registro para os profissionais. Luan Paulo Bergamaschi Machado explicou que o objetivo do CREAjr-PR é aproximar os estudantes das áreas de Engenharia e Agronomia da realidade profissional.

O conselho foi criado para viabilizar a participação dos estudantes no desenvolvimento de programa que os incentive à prática do exercício profissional responsável, colaborando com a formação técnica, conscientizando quanto ao papel de cada um junto à sociedade, principalmente na questão ética e de responsabilidade da profissão, facilitando a aproximação com a dinâmica do mercado de trabalho.

O CREAjr-PR é composto por estudantes devidamente matriculados e em situação regular nos cursos de nível médio e superior das áreas relacionadas ao Sistema Confea/Crea. A adesão é voluntária e não implica em honorários ou despesas.

No total, participaram do encontro 63 estudantes e a professora do Departamento de Engenharia Civil da UEM, Luci Mercedes De Mori.

Assessoria de Imprensa – AEAM

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: