• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 160 outros seguidores

  • Arquivos

Curitiba monitora trânsito e transporte em tempo real


Teve início as operações do Centro de Controle Operacional –  estrutura que integra o Sistema Integrado de Mobilidade de Curitiba.
Instalado na Urbs, o novo centro, um dos mais modernos do país, reúne técnicos, fiscais, agentes e operadores do transporte coletivo e do trânsito. O CCO acompanha em tempo real a circulação dos ônibus e as ruas, formando um núcleo de comando com comunicação direta com motoristas de ônibus e do trânsito em geral.
  
O CCO dispõe de um painel de 7,20m por 1,80m, formado por 21 telas de LCD de 46 polegadas onde são projetadas as imagens captadas por câmeras de circuito fechado de televisão instaladas em pontos chave em Curitiba.
Os operadores têm também bancadas individuais com duas telas de computador, o que permite ações simultâneas, como receber e enviar mensagens, seja para os painéis de trânsito nas ruas seja para controladores de semáforos ou motoristas do transporte coletivo, através de computadores de bordo já instalados em todos os ônibus da frota operante e de reserva, num total de 2,3 mil veículos.

Transporte – Computadores de bordo, GPS e equipamentos acoplados à parte elétrica dos ônibus permitem que operadores e fiscais do transporte  saibam em tempo real a situação de cada ônibus – em que ponto do trajeto ele se encontra, se está no horário, se parou fora do ponto e em quanto tempo chegará à próxima parada.
Nos terminais, o usuário também será informado, em painéis luminosos no próprio ponto de parada, do tempo previsto para a chegada do próximo ônibus. Este sistema está em teste nos terminais Pinheirinho e Cabral, e a previsão é que esteja em todos os pontos de todos os terminais até o fim deste ano.

Todas as ações e a movimentação dos ônibus geram relatórios que vão ajudar no planejamento permitindo também readequar a operação do transporte coletivo a qualquer momento.
No CCO também funciona a Central de Tráfego em Área , responsável pelo monitoramento e intervenções nos semáforos. No caso do anel viário serão 190 semáforos no sistema autoadaptativo que abrem e fecham de acordo com o volume do tráfego, evitando que o motorista fique parado quando não há trânsito na transversal.
Até 2014, o CCO vai atuar com 711 câmeras e 80 painéis de trânsito, além de 694 painéis de informação aos usuários do transporte coletivo, instalados em todos os pontos de ônibus nos terminais e estações-tubo.

Fonte: Prefeitura de Curitiba

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: