• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 171 outros seguidores

  • Arquivos

Hora de enfrentar a banca do TCC


Poucos momentos na vida de um universitário são tão tensos quanto a apresentação do trabalho de conclusão de curso (TCC). Fruto de meses de leituras, pesquisas aprofundadas e produção de textos fundamentados, o produto final ou a monografia são avaliados de forma definitiva por uma banca de professores. Além de render uma boa nota, estar bem preparado para esse momento também traz satisfação ao estudante por significar o último passo para a conclusão do ensino superior.

Para se sair bem, além de dominar o conteúdo, alguns alertas podem fazer a diferença na hora da banca. O professor Clarisvaldo Silva Brito, que ministra a disciplina de Metodologia Científica no curso de Direito do Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba), já julgou centenas de TCCs e afirma que a maior parte dos erros na apresentação oral deve-se ao nervosismo. “Muita gente não consegue conectar uma ideia à outra na hora de falar e se atrapalha no uso de termos que são essenciais”, diz.

Mesmo o trabalho escrito, que deve passar por uma série de revisões, nem sempre chega aos professores avaliadores nas melhores condições. “Há alunos que escrevem demais e se perdem no próprio texto. Escrever muito não é escrever bem”, afirma Brito.

Mas, para o professor, os piores erros não são os de coerência linguística ou metodologia. São as tentativas de plágio. Há três anos, Brito é o responsável pela identificação de cópias ilegais em monografias e trabalhos acadêmicos na instituição. Ele avisa que, mesmo quando alguns termos são trocados, há softwares que identificam trechos suspeitos e a cópia pode configurar plágio de semelhança. A dica do professor é a de que não vale a pena arriscar o sucesso acadêmico com facilidades ilegais. Elas escondem a verdadeira capacidade do aluno.

Saiba o que fazer para caprichar na apresentação do TCC:

Prepare a apresentação previamente, anotando tópicos num papel, e memorize a sequência do que dirá.

Procure identificar questões que podem surgir a partir do que você irá dizer. Ficar sem respostas diante da interrupção de um professor pode comprometer a apresentação inteira.

Seja conciso e limite-se a falar o que é necessário. Falta de objetividade é algo facilmente identificável e irrita quem assiste à apresentação.

Não comece a apresentação desculpando-se por estar nervoso e em momento algum diga que não teve tempo de incluir algum dado ou recurso. Isso é criar provas contra si mesmo.

Se for usar apresentação em Power Point, grave o arquivo em mais de um formato e teste antes de a apresentação começar. Falhas de compatibilidade podem desconfigurar tudo o que você preparou.

Fonte: Gazeta do Povo

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: