• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 165 outros seguidores

  • Arquivos

Como conseguir uma bolsa de estudos em universidades particulares


A inadimplência média entre alunos do ensino superior particular atualmente é de 20% no Estado de São Paulo, segundo o Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo. Isso significa que dos 800 mil estudantes de instituições privadas, 160 mil são devedores.

 

Para amenizar o problema da inadimplência, muitas universidades paulistas já têm um setor próprio de bolsas ou financiamento. Dessa forma, o aluno não fica dependente apenas do Fies – Financiamento Estudantil mantido pelo Ministério da Educação para as instituições afiliadas ao sistema. O programa é financiado pela Caixa Econômica Federal e o aluno pode receber até 70% de descontos. Mas após concluir o curso, o estudante deve pagar as mensalidades referentes a bolsa.

 

Mesmo dentro das universidade privadas, dependendo da situação financeira, o aluno ganha algum desconto na mensalidade ou então recebe um financiamento que em geral deve começar a ser pago quando o curso terminar.

 

Outra forma de bolsa oferecida também é a prestação de serviços do aluno para a universidade, como trabalhar em algum setor dentro do campus. Filhos de professores ou funcionários também ganham bolsas, que podem chegar a cobrir o valor integral da mensalidade. Algumas oferecem outros tipo de financiamento ou desconto, basta o aluno se informar no setor responsável.

 

Para Ricardo de Carvalho, estudante do 2° ano de Ciência da Computação na Fundação Instituto Tecnológico de Osasco (SP), o pedido de bolsa na universidade foi um tanto confuso. Depois de preencher o formulário de requisição de bolsa, Carvalho ficou aguardando durante dois meses para obter a resposta. “Quando voltei para perguntar o que tinha acontecido, fui informado que meu nome estava na lista de espera. Eu nem sabia dessa lista”, conta.

 

Mais informações sobre o Fies podem ser obtidas no site do Ministério da Educação: www.mec.gov.br.

 

Dúvidas sobre bolsas de estudo em geral podem ser tiradas no site do Universia Brasil (www.universiabrasil.com.br), que recentemente lançou um espaço exclusivo para atendimento de alunos.

 

Outras informações: Semesp – Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior de São Paulo.

Fonte: UOL

 

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: