• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 155 outros seguidores

  • Arquivos

Por que é importante fazer o Enem?


Com a nota obtida no Enem, o candidato pode concorrer a vagas em instituições públicas de todo o país que usam o exame como mecanismo único, alternativo ou complementar de acesso ao ensino superior.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), por exemplo, usa a nota do Enem como única forma de seleção. Já a Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai repetir o sistema usado em 2010: destinará 10% de suas vagas a estudantes que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – com exceção dos cursos que exigem provas específicas. Além disso, a UFPR permite que todos os candidatos usem a nota do Enem para compor 10% da pontuação final no vestibular.

O desempenho no exame também pode ser usado na obtenção de bolsas estudantis em instituições privadas. O Programa Universidade Para Todos (ProUni) usa a nota para conceder o benefício a candidatos que se encaixem em determinados limites de renda e de escolarização. Até mesmo o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) passou a exigir a nota do Enem em julho deste ano. Agora, os estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 precisam realizar o exame para solicitar o financiamento.

Outra possibilidade oferecida pela nota no Enem é o certificado de conclusão do ensino médio. Maiores de 18 anos que ainda não terminaram o ensino básico podem fazer as provas e obter a certificação junto a uma das instituições que aderem ao processo e estão no edital.

A aluna do semiextensivo do curso Direto Isadora Soares Gomes, 18 anos, já prestou o Enem em 2010, mas não relaxa no esforço necessário para um bom desempenho neste ano. “Estou fazendo como os professores nos orientaram, mantendo um ritmo de estudo forte, mas sem me desesperar”, diz. Como estudou em escola particular, Isadora não tem direito ao ProUni, mas pretende usar a nota para ingressar no curso de arquitetura da UTFPR, onde não há vestibular e um bom resultado no exame garante uma vaga.

O Inep criou espaço para esclarecer as suas dúvidas sobre o Enem 2011. Ao todo são 8 passos com dicas e instruções para que você faça a sua prova  com tranquilidade. Acesse: http://enem.inep.gov.br/

Fique atento às dicas e boa prova!

Fonte: Gazeta do Povo

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: