• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 160 outros seguidores

  • Arquivos

Acervo Digital da Unesp


O Acervo Digital da Unesp, desenvolvido como um repositório de conteúdos gerados e adquiridos pela Universidade, ganha, a partir do mês de junho de 2011, um novo projeto gráfico, com sistema de busca e submissão online de arquivos.

No endereço www.acervodigital.unesp.br, já é possível pesquisar entre os mais de 14 mil itens educacionais ou acessar o banco de teses e dissertações da instituição, com cerca de 11 mil títulos. “A produção da Universidade precisa estar acessível a todos. Mais do que um espaço de armazenamento, o Acervo Digital da Unesp é uma forma de compartilhamento entre a comunidade Unespiana e a sociedade”, destaca o vice-reitor no exercício da Reitoria, Julio Cezar Durigan. “Também esperamos que o acervo incentive a produção acadêmica, sua divulgação em âmbito nacional e internacional e a utilização dos diferentes recursos tecnológicos no ensino de graduação e pós-graduação”, completa.

Professores, pesquisadores e funcionários da instituição também passam a contar com um canal exclusivo para envio de materiais educacionais, que serão arquivados e disponibilizados gratuitamente ao público.

Por meio da ferramenta é possível submeter produções relacionadas aos cursos de graduação e pós-graduação, nos formatos de textos, vídeos, imagens, apresentação de slides e documentos em geral. A criação desta nova ferramenta tem como objetivo potencializar a utilização do Acervo Digital como suporte ao ensino e divulgação da produção científica da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Todos os arquivos submetidos pelos professores também contarão pontos como “publicação” para a Avaliação Docente da Unesp. Um comitê editorial, formado por especialistas das áreas de humanas, exatas e biológicas, ficará responsável por avaliar os documentos enviados e autorizar a publicação no Acervo Digital. A equipe do Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da Unesp, responsável pela ferramenta, fará o suporte aos usuários.

Futuramente, uma nova comunidade, denominada “Obras Raras”, será incorporada e deverá reunir o material digitalizado do Programa de Preservação da Memória Social, criado em 2010, de acordo com as diretrizes do Plano De Desenvolvimento Institucional (PDI) da Unesp. Todos os arquivos armazenados ficam disponíveis na web gratuitamente para download. O usuário também pode cadastrar seu email para receber notificações de novos materiais incorporados às comunidades.

 Fonte: http://www.agrosoft.org.br/agropag/218211.htm

Notícia enviada pelo MD Eduardo Henrique Baltrusch de Gois
UENP/CLM – Bandeirantes

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: