• Quero fazer parte do CreaJr



    Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições





  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 180 outros seguidores

  • Arquivos

Você sabe o que é Open Innovation?


Open innovation (ou inovação aberta, em português) é um termo promovido por Henry Chesbrough, professor e diretor executivo no Centro de Inovação Aberta da Universidade de Berkeley e chairman do Centro de Open Innovation – Brasil.

A ideia central por trás da inovação aberta é que num mundo com informações distribuídas, empresas não aplicam inteiramente a confiança de seus recursos em suas pesquisas, mas ao invés disso compram ou licenciam processos de inovação (como patentes) de outras empresas. Além disso, as invenções internas que não forem usadas pelos negocios das empresas devem ser licenciadas para fora, de forma que outras empresas tenham a oportunidades de utilizá-las. A inovação aberta se refere assim a um fluxo aberto, no qual os recursos se movem facilmente na fronteira porosa entre empresa e mercado.

No Brasil, destacamos duas empresas que fazem Open Innovation:
FIAT: A montadora italiana, está lançando no Brasil o projeto colaborativo chamado Fiat Mio. O projeto vem sendo desenvolvido pela FIAT em parceria com a Agência Click desde Setembro 2009. O projeto de começo já economizou milhões de reais da empresa em pesquisas com consumidor na concepção de um novo carro, pois a partir de um site, as pessoas puderam – espontaneamente – dar depoimentos do que queriam em um carro.
TECNISA: A construtora brasileira lançou em Outubro de 2010 o portal colaborativo chamado Tecnisa Ideias , onde pergunta para as pessoas como é o melhor lugar do mundo para se viver em comunidade. Com o portal a Tecnisa busca mais que ideias, mas soluções para melhorar a vida das pessoas. A intenção é criar empreendimentos mais inclusivos, sustentáveis e com a colaboração de todos.

Se ficar ligado, você pode dar ideias para um projeto de uma grande construtora, ajudar a definir um novo sabor de salgadinho, ou propor soluções para navegadores de internet, e ainda sair com seu trabalho divulgado e a chance de ser premiado por isso.

O Centro de Open Innovation – Brasil foi criado com o propósito de colocar os membros em contato e permitir a “socialização das informações”, trata-se de um canal de relacionamento na forma de uma comunidade de inovação aberta do Brasil, na plataforma Ning.

Mais informações:
http://www.gazetadopovo.com.br/vestibular/vidauniversitaria/conteudo.phtml?tl=1&id=1116639&tit=A-chance-de-se-destacar
http://openinnovation.wiki.br/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Open_innovation

Anúncios

Uma resposta

  1. […] 20 de abril divulgamos por aqui o conceito de Open Innovation. Agora recebemos a divulgação de um evento sobre esse tema:  O […]

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: