• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 174 outros seguidores

  • Arquivos

Ajude a Construir a Cidade Colaborativa


Construir uma cidade em 3D pela internet. Esse é o desafio que o Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia lançou no último dia 11/12, Dia do Engenheiro e do Arquiteto. Em plataforma de rede social, com cadastro de perfis, etc, internautas fazem sugestões de projetos para a cidade, com base em um plano diretor, que também é participativo.
Quando pronta, a cidade permitirá navegação em 360 graus por suas ruas e praças. Em cada empreendimento, aparecerá o nome dos que participaram do projeto. Durante o “passeio” também será permitido opinar e dar sugestões sobre a cidade já construída.
Dezoito projetistas já criaram seus perfis e dão sugestões, quinze projetos estão em andamento. Entre eles, um que visa à implantação de bicicletas taxi na cidade. “Além de proporcionar ao usuário conforto e segurança, a utilização de meios de transporte que não utilize materiais fósseis vem a trazer a população um bem estar tanto no quesito de meio ambiente como a sua própria saúde”, argumenta o criador da ideia, Sebastião Ribeiro Júnior.
Outras sugestões foram shopping com uso de permacultura, calçadas de 3m de comprimento – para possibilitar o plantio de árvores sem prejudicar a acessibilidade – e construção de creche e lar dos velhinhos uma ao lado da outra, “para que crianças possam visitar regularmente os idosos, com compartilhamento de espaços entre as duas instituições”, defendeu a arquiteta e participante da Cidade Colaborativa Raquel Pinheiro. Profissionais e estudantes podem dar sugestões e comentar idéias de outras pessoas, ou simplesmente apontar se gostou ou não.
Clique aqui para acessar a Cidade Colaborativa.

* Texto de Beatriz Leal, retirado de CONFEA.

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: