• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 155 outros seguidores

  • Arquivos

Felicidade é o principal motivador de estudantes ao escolher profissão


Na hora de escolher qual profissão seguir, a maior parte dos estudantes, 31,70%, tem no prazer e na felicidade os principais motivadores. A conclusão é da pesquisa feita pelo Portal Educacional e faz parte do Guia de Profissões, projeto criado pela Divisão de Tecnologia Educacional da Positivo Informática.
Em seguida, com 30,39% das respostas, aparece o fato dos estudantes quererem seguir um ofício em que possam usar suas habilidades, satisfazendo assim seus interesses; em outras palavras, possibilitando fazer o que gostam.
Na terceira posição aparece o salário, com 27,93% das indicações, sendo que 14% dos estudantes decidem a profissão por influência do status e do retorno financeiro que o curso acadêmico ou profissionalizante pode proporcionar.
Ainda segundo o estudo, a busca por informações sobre as profissões é feita, sobretudo, pela internet (39,93%). Outros 20,98% procuram visitar um profissional em seu ambiente de trabalho e 19,74% leem livros relacionados e guias de profissões. Apesar disso, a maioria dos estudantes, 58,61%, afirma ter conhecimento a respeito de apenas alguns cursos; 13,58% conhecem só o curso que pretendem escolher e 11,94% não conhecem a maioria dos cursos.
O levantamento do Portal Educacional aponta também que a família ainda exerce um papel importante na escolha profissional dos alunos, com 63% dos jovens dizendo que conversam com seus pais e outros profissionais sobre o que eles fazem, onde e como trabalham.
Abaixo, veja mais alguns pontos sobre a relação entre a família e a escolha da profissão:
> 18,31% dos jovens conversam apenas com pais e familiares sobre a escolha da profissão;
> 10,36% não discutem o assunto em casa;
> 35,49% recebem apoio dos pais e têm liberdade para escolher a profissão;
> 19,53% consideram a opinião dos pais, mas ela não tem peso na hora exata da decisão;

*Fonte: site InfoMoney.

Qual sua opinião, ao escolher sua faculdade, quais aspectos levou em conta? A felicidade e a realização profissional foram relevantes? Responda como Comentário!

Anúncios

Uma resposta

  1. Tem matérias novas postadas no nosso site http://www.pedagogiaaopedaletra.com. Venha conferir e seja mais um seguidor.

    Equipe do Pedagogia ao Pé da Letra

    soraya@pedagogiaaopedaletra.com

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: