• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 174 outros seguidores

  • Arquivos

O Mercado de Trabalho para os Profissionais Técnicos


Nos últimos anos, a demanda de profissionais e oportunidades no mercado de trabalho cresceu expressivamente. As organizações possuem excelentes vagas, mas desejam encontrar candidatos qualificados que possam desempenhar bem seu trabalho e, assim, construir uma equipe capaz, que se destaque no meio corporativo.
Se antes qualificação era apenas sinônimo de experiência, este quadro teve grandes modificações. Estudar e se manter atualizado também se tornou requisito fundamental no dias de hoje. Há algum tempo, apenas os cursos de graduação abriam portas nas organizações. Porém, a necessidade fez com que muitos profissionais passassem a optar pelos cursos técnicos.
Para Constantino Cavalheiro, Diretor da Catho Educação, este tipo de curso vem sendo cada vez mais valorizado. “Hoje, com a evidente escassez de mão de obra qualificada em algumas áreas, percebemos uma valorização destes profissionais pelos empregadores”, afirma. Para ele, o principal fator para esta valorização é a necessidade de profissionais especializados para acompanhar o desenvolvimento de vários segmentos no país.
Além de serem reconhecidos por capacitar os profissionais para realizarem funções mais específicas, os cursos técnicos também apresentam possibilidades de rápido ingresso no mercado de trabalho para os jovens e diversas formas de aperfeiçoamento para os mais experientes. Segundo dados do Ministério da Educação – MEC, entre os anos de 2005 e 2009, as matrículas aumentaram cerca de 30%, chegando a 991.100 mil alunos.
“O mercado está bem vasto e rico em possibilidades. Muitas empresas precisam de profissionais capacitados em diferentes áreas para atuar com presteza nos serviços”, afirma Aílson Lino, sócio da Fibras Arte. Para ele, além de ser importante escolher o curso certo, a vontade de estudar e se aperfeiçoar deve ser uma meta constante da pessoa para ela tenha sucesso.
Um grande fator que tem motivado as pessoas a buscarem os cursos técnicos é que cada vez mais o mercado reconhece este profissional e, na maioria dos casos, oferece uma remuneração compatível ao mercado. Além disso, outros fatores como qualificação e conhecimentos em idiomas, por exemplo, também passaram a influenciar no salário.
“Quanto mais conhecimento e experiência o profissional tiver em determinada área, maior a possibilidade de ser considerado para promoções e de obter uma remuneração maior”, afirma Constantino.

*Fonte: Jornal Carreira e Sucesso – 409ª Edição

Anúncios
%d blogueiros gostam disto: