• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 175 outros seguidores

  • Arquivos

Falta de Foco no Ambiente de Trabalho e nos Estudos


Quantas vezes você perdeu o seu foco com outras atividades, ligações, e-mails, redes sociais, interesses alheios ou pessoas? Um ingrediente que cada vez mais está em falta no dia-a-dia é o foco.
A tecnologia e o ambiente de trabalho têm sido fatores determinantes para todo mundo deixar de manter a concentração de determinadas tarefas. Essa “desatenção” cria, consequentemente, o modelo de “multi-tarefação”, ou seja, as pessoas preferem adotar esse método para correr atrás do tempo perdido e realizar todas as pendências em curto prazo, segundo Christian Barbosa, especialista em administração de tempo e produtividade, “a ação de ‘multi-tarefar’ custa de 1 à 3 horas por dia. Isso quer dizer que, se cumpríssemos apenas uma atividade por vez economizaríamos algumas horas diárias, produzindo o mesmo volume de atividades, em um menor espaço de tempo.”
Confira abaixo algumas ações, que podem auxiliá-lo para obter foco em suas tarefas:
* E-mail – Ficar com e-mail aberto faz o nível de interrupções crescer e aumenta a sensação de atividades por fazer. Defina períodos para lidar com as suas mensagens;
* Redes Sociais – Controle a ansiedade de ficar conectado a essas redes. Utilize em eventuais intervalos do dia ou no horário de almoço.
* Pessoas – Se muita gente interrompe você, pode ser porque sua comunicação não anda muito adequada. Faça uma revisão de como redige os e-mails, concede informações e delega atividades.
Para os estudos, a questão do foco também se reflete e há três fatores que o atrapalham: necessidades fisiológicas não satisfeitas (fome, sede, sono, calor etc), dificuldade de afastar o pensamento de outras tarefas do dia-a-dia e a monotonia.
No caso das necessidades fisiológicas, o ideal é criar uma organização para que esteja tudo em ordem no momento da aplicação. Para afastar os pensamentos de outros interesses, é aconselhável um planejamento contendo a distribuição de matérias e horários de início e fim para  o estudo, ação que facilita a concentração. Para algumas pessoas, a monotonia é a maior causa de falta de foco, para sanar ela pode-se adotar uma postura positiva diante da tarefa. A leitura da teoria seguida – a cada novo ponto – da resolução de exercícios didáticos, facilita a compreensão, fixação de conteúdos e eficácia dos estudos.

*Adaptado de Administradores (Texto de Christian Barbosa) e Portal G1.

Você se considera uma pessoa focada? Quais ações você utiliza para se concentrar no dia-a-dia? O que a falta de foco pode gerar, tanto no ambiente de trabalho como nos estudos? Poste seu comentário!

Anúncios

Uma resposta

  1. eu sou mais multi-tarefa do que focado, mais deve-ser por causa do excesso de atividades que desenvolvo.

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: