• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 155 outros seguidores

  • Arquivos

Fórum de Docentes e Discentes destaca Sustentabilidade e Educação


Educação e sustentabilidade são as tônicas do 17º Fórum de Docentes e Discentes, aberto na quarta-feira e que termina nesta sexta-feira em Foz do Iguaçu. Promovido pelo CREA-PR (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná), apresenta como tema principal Novas propostas de formação profissional. O evento reune diretores e coordenadores de cursos afetos à engenharia, arquitetura, agronomia e geociências, para discutir e refletir sobre a harmonização entre o ambiente acadêmico e o mercado de trabalho.
A palestra de abertura foi proferida por Nildo José Lübke, secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com enfoque na Ciência Tecnológica e Sustentabilidade. “A sustentabilidade é um conceito antigo, tão quanto à humanidade”, disse o secretário. Ele abordou aspectos relacionados à criação do homem e a análise feita por físicos em relação ao assunto. “Desde os primórdios, existe o paradigma de que o ser humano, quanto maior o conhecimento, mais o seu meio é alvo de agressão”. De acordo com Lübke, a única forma de inverter essa destruição ou amenizar o impacto é a união de forças pela conscientização.  Destacou ainda o papel desempenhado pelos profissionais da área tecnológica. “Precisamos de engenheiros para o mundo, pessoas importantes para a construção do desenvolvimento global”. “Nesse sentido”, continua ele, “a preparação nas faculdades é fundamental para formar o engenheiro com visão humana, e não movido apenas pela razão”.
Para o presidente do CREA-PR, engenheiro agrônomo Álvaro Cabrini Jr, o Sistema tem dedicado atenção ao tema sustentabilidade. “O Pacto Global é a prova de que estamos no caminho certo”. Para Cabrini, é preciso formar líderes conscientes da importância de produzir e preservar ao mesmo tempo.
O representante do CREAJr, Vinícius Lucena, disse que, ao se aproximar do Sistema, passou a ter uma visão maior do mercado de trabalho e da importância da categoria.
Para o Engenheiro Civil Dante Alves Medeiros Filho, coordenador do Fórum e membro da Comissão de Educação do CREA-PR, o Fórum evidencia a relevância do trabalho em conjunto entre a academia e o meio profissional. Medeiros discorreu ainda sobre O ensino e aprendizagem na área tecnológica. As outras palestras foram ministradas pelo engenheiro civil Joel Krüger, sobre Sistema Acadêmico e Profissional e Lineu Guasque, da ARIE do CREA-PR, sobre Assessoria para Instituições de ensino.

*Fonte: site do CREA-PR.

Qual sua opinião sobre a relação entre sustentabilidade e educação? Demonstre algumas ações sustentáveis que possam ser utilizadas no meio acadêmico? Como percebe a conscientização da população em relação ao desenvolvimento sustentável, o Engenheiro e o Arquiteto são pessoas importantes nesse processo? Poste seu comentário!

Anúncios

2 Respostas

  1. Segue abaixo um excelente exemplo de ação sustentável no meio acadêmico, realizada pela Empresa-Jr CONSEQ (Consultoria e Soluções em Engenharia Química Júnior) ;

    http://www.conseq.uem.br/index.php?id=neutralizacao

    Ainda, parabéns aos alunos convidados que participaram do Fórum, participação esta destacada durante abertura e encerramento pelos profissionais.

  2. Evento de alto nível, parabéns aos organizadores.

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: