• Quero fazer parte do CreaJr



    Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições





  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 180 outros seguidores

  • Arquivos

Centros Acadêmicos e Carreira Profissional


Os centros acadêmicos das faculdades (CA) podem não ter relevância para muitos universitários. Sinônimo de um espaço desorganizado para uns e sem representatividade para outros, esses centros, muitas vezes, ficam esquecidos em pequenas salas sem infraestrutura em muitas instituições de ensino. Contudo, os estudantes que atuam neles desenvolvem diferenciais que podem ajudá-los quando deixarem as salas de aula e entrarem no mercado de trabalho.
Os centros acadêmicos representam um espaço em que os alunos de determinado curso se reúnem para conversar, debater assuntos relacionados ao curso e interagir. Para organizar essas atividades, contudo, os universitários elegem uma chapa, que é organizada hierarquicamente em cargos, como o de presidente, vice, secretário, tesoureiro e outros, semelhante a empresas.
Ou seja, o estudante tem contato com uma estrutura organizada antes mesmo de pegar o diploma ajudando-o a desenvolver competências que, talvez, ele só conseguiria desenvolver no mercado, como exemplos temos um presidente de centro acadêmico que tende a lidar com eternos conflitos entre alunos, diretores e reitores de faculdade desenvolvendo a habilidade de negociação, a comunicação de forma clara e a capacidade de atuar sobre pressão, para os participantes dos CA’s a facilidade no gerenciamento de tarefas.
Segundo especialistas, participantes dessas organizações estudantis devem ressaltar os atos em seus currículos, principalmente os que não tem experiência, pois agregaram valor em seu tempo na faculdade, para a consultora da Cia de Talentos Fabiola Brenelli, “É importante ressaltar que tudo o que o universitário puder fazer durante a faculdade é válido e entra no currículo, seja atuação em centros acadêmicos, em atléticas, fazendo uma iniciação científica”.

*Adaptado de www.administradores.com.br 

Você participa do Centro Acadêmico de seu curso? Acredita que as competências que esses centros exigem, irão auxiliá-lo no mercado de trabalho? Poste seu comentário!

Anúncios

Uma resposta

  1. Eu participou, e acho que está experiência é valida e ajuda muito posterior vida profissional

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: