• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 160 outros seguidores

  • Arquivos

Redes Sociais


O Brasil está entre os dez países do mundo que mais utiliza as redes sociais,  segundo pesquisa executada pelo IBOPE Inteligência em parceria com a rede global de pesquisas WIN e ouviu mais de 28 mil pessoas em 27 países. Os resultados mostram que 87% dos internautas brasileiros acessam redes sociais, com tendência de crescimento, já que 20% da população pretende entrar no mundo das redes sociais num futuro próximo. Os internautas brasileiros acessam redes sociais principalmente por razões pessoais (83%), mas há também parcela significativa, de 33% dos usuários de internet, que acessa estas redes para uso profissional.
 

Tabela IBOPE Inteligência e Win sobre acesso às redes sociais no mundo

 Analisando esse aspecto profissional, as redes que antes utilizadas apenas para entretenimento, serviam para entrar em contato com os amigos e também para “investigar” a vida alheia, passaram a ser alvo dos empregadores e profissionais de RH, que utilizam estes sites para analisar os perfis de possíveis candidatos ou até mesmo para monitorar seus funcionários.
Cometer uma gafe na internet muitas vezes pode custar caro. No caso de candidatos a uma vaga de emprego, por exemplo, ter uma comunidade que diz “odeio trabalhar” ou postar fotos comprometedoras em sua página da internet podem minar as chances de ser contratado ou até mesmo de participar de um processo seletivo. Quem está empregado deve ficar atento, pois criticar a empresa em que se está trabalhando, falar mal de colegas ou clientes e o excesso de exposição da imagem são alguns dos problemas que podem afetar relações profissionais.
Para conseguir bons resultados no campo profissional nas redes sociais, é aconselhável a adoção de um posicionamento claro na internet, sendo criterioso e seletivo. É preciso ter em mente quem você é, o que faz de bom e oferece de valor. Se a intenção é arranjar um emprego ou alavancar a carreira, é aconselhável focar o conteúdo das comunidades virtuais no trabalho, evitando expor a vida pessoal. 

*Adaptado de Massa CinzentaIBOPE 

Qual sua opinião sobre as redes sociais? Como avalia a super exposição? Tem algum cuidado ao interagir com o mundo? E sobre a questão de empresas que utilizam dados de redes sociais para monitorar ou controlar colaboradores, acredita que é uma invasão de privacidade? Poste seu comentário!

Anúncios

2 Respostas

  1. Não tenho interesse em redes sociais, preso por minha privacidade.

  2. […] promove a V Semana Tecnológica da FATEC-PR. Hoje teremos a palestra Utilizando as Redes Sociais para Alavancar sua carreira, proferida por Franck Coelho de Alcântara e início as 19h30.  […]

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: