• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 171 outros seguidores

  • Arquivos

O Assunto é: Cidades 2030


O projeto Cidades 2030 é um estudo que busca construir uma visão de futuro das cidades brasileiras em um horizonte de 20 anos, mobilizando especialistas e cidadãos para o mapeamento de áreas de atuação estratégica para o desenvolvimento do ambiente urbano visando incluir no planejamento de longo prazo dos municípios a criação de ambientes urbanos que atraiam, retenham e desenvolvam pessoas, empresas e investimentos focados na inovação.
O programa é executado em oito etapas sequenciais:

1. Realização de estudos preparatórios;
2. Identificação e sensibilização de atores estratégicos;
3. Realização do primeiro painel estratégico, para priorização dos temas de trabalho;
4. Estudos temáticos;
5. Realização de painéis de especialistas para identificação de oportunidades de
desenvolvimento para a cidade;
6. Realização do segundo painel estratégico, para validação final dos resultados;
7. Redação do documento Cidade 2030;
8. Sensibilização e articulação dos atores sociais para identificação e construção de projetos que transformem em realidade Cidade 2030.

A cidade de Londrina se encontra no início do programa, sendo que o primeiro painel estratégico será realizado na segunda quinzena de setembro.
Em Curitiba, o programa já está em andamento e segundo estudos, debates, conferências com diversos especialistas, Universidades, políticos e interessados, as ações estão focadas em sete áreas prioritárias com maior potencial de transformar a vida dos moradores de Curitiba e região metropolitana, são elas:

* Governança: instigar ativamente a governança pública de classe mundial sustentada em um processo democrático consolidado.

* Cidade em Rede: construir uma cidade de referência internacional, onde pessoas, empresas e governo estejam organizados e conectados em redes, sustentando o desenvolvimento humano.

* Cidade do Conhecimento: Fazer da cidade uma referência mundial na educação de cidadãos produtores de conhecimento e criadores de uma sociedade empreendedora de soluções inovadoras e sustentáveis. A ideia é elevar a qualidade da educação, dar oportunidades para que as pessoas desenvolvam suas aptidões e tenham acesso à cultura.

* Transporte e mobilidade: Divulgar ideias para as políticas públicas metropolitanas sustentáveis em prol da integração para a grande Curitiba, com estruturação das cidades tendo o comportamento do cidadão como motor da transformação.

* Meio Ambiente e biodiversidade: Aliar o crescimento à sustentabilidade e ao respeito à biodiversidade, transformando Curitiba em referência na área.

* Saúde e Bem-estar: elevar a qualidade de vida na cidade com melhores na saúde, acessibilidade e segurança dos cidadãos.

* Coexistência em uma cidade global: fazer da cidade um ambiente que contribua para a alegria, o sucesso e a satisfação da população.

Para saber mais sobre o projeto, acesse: http://www.cidadesinovadoras.org.br/ e http://www.curitiba2030.org.br/

Em Londrina e em Curitiba algumas ações já estão sendo realizadas para prever como as cidades se portarão daqui a 20 anos. Como espera que a cidade em que você mora seja dentro de 20 anos? Quais melhorias devem ter? Quais problemas aparecerão? Poste seu comentário!

Anúncios

Uma resposta

  1. Na minha cidade o principal problema daqui vinte anos provavelmente será o transito

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: