• Quero fazer parte do CreaJr



    Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições





  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 180 outros seguidores

  • Arquivos

Inteligências Múltiplas


A Teoria das Inteligências Múltiplas, foi proposta pelo psicólogo Howard Gardner (1985) que define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais de modo que algumas características só se desenvolvem porque são valorizadas e incentivadas pelo meio. Os seres humanos dispõem de graus variados das inteligências, e maneiras diferentes com que elas combinam, organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais.
Gardner identificou sete formas de inteligência, sendo elas: linguística, lógico-matemática, espacial, musical, cinestésica, interpessoal e intrapessoal. 

A inteligência linguística descreve a sensibilidade para os sons, ritmos e significados das palavras. É a habilidade para usar a linguagem para convencer, agradar, estimular ou transmitir idéias.

Inteligência lógico-matemática é a sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. É a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a competência para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los.

Inteligência espacial é a capacidade para perceber o mundo visual e espacial de forma precisa. É a habilidade para manipular formas ou objetos mentalmente e, a partir das percepções iniciais, criar tensão, equilíbrio e composição, numa representação visual ou espacial.

Inteligência musical caracteriza-se como a habilidade para apreciar, compor ou reproduzir uma peça musical.

Inteligência cinestésica refere-se à habilidade para resolver problemas
ou criar produtos através do uso de parte ou de todos os movimentos do corpo.

Inteligência interpessoal é descrita como a habilidade pare entender e responder adequadamente a humores, temperamentos motivações e desejos de outras pessoas.

Inteligência intrapessoal é a habilidade para ter acesso aos próprios sentimentos, sonhos e ideias, para discriminá-los e lançar mão deles na solução de problemas pessoais. É o reconhecimento de habilidades, necessidades, desejos e inteligências próprios.

*Adaptado de: http://www.homemdemello.com.br/psicologia/intelmult.html

Qual inteligência é mais evidente para Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos, Técnicos e acadêmicos das Geociências?  Trata-se de uma, ou de combinação das Inteligências? Em resposta afirmativa, qual é essa reunião? Poste seu comentário!

Anúncios

2 Respostas

  1. É uma mistura de Inteligências, composta por duas principais: Inteligência lógico-matemática e Inteligência espacial.

  2. […] eternos conflitos entre alunos, diretores e reitores de faculdade desenvolvendo a habilidade de negociação, a comunicação de forma clara e a capacidade de atuar sobre pressão, para os participantes dos […]

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: