• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 175 outros seguidores

  • Arquivos

Novas Tecnologias em Paredes de Concreto


As novas tecnologias de construção em paredes moldadas ou pré-moldadas em concreto, já estão disponíveis para todos os canteiros de obras do país. São sistemas de componentes modernos, que apresentam menor dependência em relação à qualidade da mão de obra e custos reduzidos. As paredes de concreto são indicadas para todas as tipologias de construção e podem ser utilizadas em obras de pequeno, médio e alto padrão, devido a sua grande versatilidade.
As paredes de concreto podem ser moldadas no local, pré-moldadas ou mesmo pré-fabricadas. Isso reduz os prazos de execução e desenvolve uma logística própria de reorganização das obras.

Tipologias da construção

As paredes de concreto podem ser utilizadas em edificações de casas térreas, assobradadas, edifícios de até cinco pavimentos padrão, edifícios de até oito pavimentos com esforço e, em casos especiais, dependendo da especificidade, em edifícios de até 30 pavimentos. Podem ser empregados os métodos de sistema celular ou sistema convencional.
No Brasil são definidos quatro tipos específicos de concreto para esse sistema, são eles:
> Concreto celular;
> Concreto com elevado teor de ar incorporado;
> Concretos com baixa massa específica; e
> Concreto autodensável.
O concreto é adensado às paredes através de formas fixas que podem ser de metal, madeira ou mista. Essas formas são colocadas provisoriamente até a secagem final do concreto, no processo chamado de solidificação.
Os tipos de formas mais empregados em sistemas de paredes de concreto são as formas metálicas, compostas de quadros e chapas metálicas. As formas mistas são uma combinação de formas metálicas e compensados, onde quadros da peça metálica são cobertos por chapas de madeira. Já as formas plásticas são quadros e chapas feitos de plástico reciclável. Também existem os sistemas trepantes utilizados em edificações de múltiplos pavimentos.

Vantagens

Entre as diversas vantagens que as paredes de concreto apresentam, podemos destacar a alta produtividade e a rapidez com que se executam as obras. Possui um custo global competitivo, em relação ao custo tradicional e pode ser executada, simultaneamente, estrutura e a vedação. Dispensando assim a utilização de revestimentos, além disso este tipo de construção dispensa a mão de obra qualificada, com um treinamento básico e simples, operários podem realizar diversos tipos de montagem das partes de concreto.

*Texto de Michel Mello, Fonte: http://www.cimentoitambe.com.br/massa-cinzenta/
Inovações e investimentos nessas tecnologias são importantes? Poste seu Comentário!

Anúncios

3 Respostas

  1. Inovações e investimentos são muito importantes para o desenvolvimento do Brasil.

  2. Faltam ações e investimentos para viabilizar novos sistemas construtivos.
    A construção industrializada principalmente para residências de baixo custo, deveriam ter uma atenção maior de órgãos federais de apoio a classes sociais menos favorecidas.
    Quem conhecer, por favor, passem para mim a maneira.

  3. […] Novas Tecnologias em Paredes de Concreto agosto, 2010 2 comentários 4 […]

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: