• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 117 outros seguidores

  • Arquivos

O Assunto é: Networking


Atualmente, muitas pessoas tem um currículo impecável, excelente formação, experiência muito boa, ótimo know how e mesmo assim, tem dificuldades em encontrar oportunidades. Uma das prováveis causas é a falta da relação de network.

Na tradução formal, o conceito se compõe de “Net” que significa rede e “Working”, que é trabalhando. Dessa forma, Networking é estabelecer uma rede de relacionamentos com um grupo de pessoas que poderão exercer influência positiva em sua carreira. A seguir estão algumas ações que podem demonstrar como interagir e trabalhar seu network, formuladas por Jeffrey Gitomer:

  • Ofereça valor: coloque a pessoa diante de contatos que possam resultar em negócios, oportunidades para ela;
  • Seja sincero: busque sempre a credibilidade, seja transparente, leal;
  • Procure vínculos: estabeleça-os, encontre algo em comum com seu contato;
  • Demonstre conhecimento: fale de coisas que interessem a pessoa;
  • Esteja presente: mesmo quando não precisar de nada, a questão de ouvir atentantamente o que o outro diz também é essencial.

Algumas habilidades são essenciais para o processo de network, entre elas se destaca: ter coragem, ser disciplinado, ter empatia, saber ouvir e ser criativo.

*Adaptado de: www.efetividade.net

Como está seu processo de networking? Você está trabalhando para manter vínculos (contatos) duradouros? Em sua opinião, ele é importante? Poste seu comentário!

4 Respostas

  1. Eu estou trabalhando muito para criar minha network, e acho que ela é essencial para meu futuro profissional

  2. Isso mesmo! E qual as atitudes ou atividades que você tem para criar sua network?

  3. O Network é um passo fundamental para uma carreira de sucesso profissional. Muitas portas podem se abrir e facilitar sua entrada em uma empresa. As vezes uma pequena indicação já faz toda a diferença, pois, ao ser analisado já existe um olhar diferenciado e atento em seus atributos e qualidades.
    Para manter minha rede de contato, estou sempre me comunicando via rede sociais e enviando e-mails, mesmo para aquelas pessoas que a muito tempo não tenho contato. E sempre ao conhecer alguém procuro adquirir um contato seja e-mail, orkut ou telefone.

  4. Muito bom! Porém, como podemos avaliar essa influência das redes sociais em nosso processo de networking, elas trazem benefícios ampliando nossa rede, ou então nos expõe demais, fazendo com que muitas oportunidades sejam perdidas, devido a pré-julgamentos?

Os comentários estão desativados.

