• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 175 outros seguidores

  • Arquivos

Engenheiros em Altos Cargos Executivos


Cada vez mais engenheiros ocupam altos cargos executivos nas corporações. Eles estão não só nas fábricas, nas usinas, nas siderúrgicas, nos canteiros de obras, mas também em áreas diversas como administração, finanças e contabilidade, marketing, vendas, recursos humanos, comunicação, gestão ambiental, entre outras, concorrendo com profissionais de formações mais específica.
Além disso, o mercado para engenheiros têm se expandido, seja pelo crescimento da economia ou devido ao surgimento de novas demandas da sociedade que exigem as habilidades de quem tem formação mais técnica.
A preferência por engenheiros em áreas tão diversas resulta de sua formação profissional. Em primeiro lugar, ingressar em uma boa faculdade de engenharia e conseguir formar-se bacharel cinco anos mais tarde são comprovações de inteligência avançada e disciplina mental quantitativa.
Logo, esses profissionais aprendem a lidar com planejamento e projetos e como transformá-los em realidade de forma mais prática, racional e econômica. Para isso, desenvolvem a capacidade de raciocinar e resolver problemas de forma lógica, estruturada e organizada. Desde a universidade, familiarizam-se com planilhas e cronogramas físicos e financeiros, habituam-se a usar números para fundamentar suas ideias, e conclusões para medir e avaliar os resultados.
Outra qualidade que faz do engenheiro um profissional polivalente é o gosto pela criação de modelos e a elaboração de cenários objetivos, o que favorece sua colocação no mercado de trabalho. Um profissional com boa formação também tem uma visão holística dos processos e do próprio negócio, uma das aptidões mais valorizadas no mundo corporativo.
Costuma-se dizer que idealistas, poetas e visionários são inspirados pelos deuses para conceber produtos revolucionários e maravilhosos, mas deixam aos engenheiros a tarefa de torná-los realidade de fazê-los funcionar.

*Adaptado de www.institutodeengenharia.org.br, texto original de Marcelo Mariaca.

Anúncios

Uma resposta

  1. Isso ocorre pela formação ampla dos engenheiros

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: