• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 175 outros seguidores

  • Arquivos

XII CECEMM – Congresso de Estudantes de Ciências e Engenharia de Materiais do MERCOSUL


O Congresso de Estudantes de Ciências e Engenharia de Materiais do MERCOSUL, CECEMM, é um congresso que reúne estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia de Materiais e cursos ligados à Ciência dos Materiais do MERCOSUL. Sua primeira edição foi realizada na Universidade Federal de São Carlos em 1999 e ao longo desses anos, tem percorrido todos os principais centros tecnológicos.
Em 2010 o congresso retorna para Porto Alegre em sua 12ª edição que será realizada de 25 a 31 de Julho na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em comemoração aos 15 anos do curso de Engenharia de Materiais da Universidade.
Com o objetivo de promover a divulgação e o debate da Ciência e Engenharia de Materiais, reunindo no mesmo espaço profissionais e estudantes de todo o MERCOSUL, a programação do congresso conta com apresentação de trabalhos, minicursos técnico-científicos, palestras, mesas redondas, visitas técnicas às indústrias da região sede, atividades de integração e a feira de empresas (onde as empresas locais têm a oportunidade de expor sua marca e seus programas de estágio e trainee). Além disso, ocorrem durante o congresso o Encontro Nacional de Empresas Juniores de Engenharia de Materiais – ENEJUM e o Encontro de Centros Acadêmicos de Engenharia de Materiais – ENCAMA.
Como inovação para a programação do congresso, o XII CECEMM promoverá espaços de debates em mesas redondas com o intuito de destacar as responsabilidades dos Engenheiros na construção de uma sociedade inovadora, sustentável, ética e plena. Acreditamos que a missão de um Engenheiro na sociedade é justamente ligar o conhecimento adquirido à execução e implementação de novas idéias. Por isso buscamos firmar parcerias com entidades que também compartilhem a visão de inovação, tecnologia, pesquisa e desenvolvimento do setor produtivo.
Em cada nova edição o Congresso conta com a presença de mais Universidades com cursos relacionados à Ciência e Engenharia de Materiais do Brasil, e atualmente, a maioria destas participa com um número representativo de congressistas. Neste ano, aproveitando a posição estratégica da cidade de Porto Alegre, pretendemos aumentar a participação, também, de participantes vindos de países do MERCOSUL. Além dos estudantes e profissionais ligados diretamente à Engenharia de Materiais, a Comissão Organizadora espera receber alunos dos cursos de graduação de Engenharia Metalúrgica, Química, Mecânica, Física, Produção, Ambiental, entre outros, com um público esperado de mais de 500 congressistas.
As inscrições vão de 10 de maio a 10 de julho de 2010 no site http://www.xiicecemm.eng.br

Anúncios

Uma resposta

  1. evento de suma importância

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: