• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 117 outros seguidores

  • Arquivos

II Seminário sobre Medidas Preventivas, Corretivas e de Recuperação Ambiental em Deslizamentos de Encostas e Enchentes


Um estudo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) aponta que, nos próximos 20 anos, enchentes e deslizamentos serão mais frequentes na cidade de São Paulo. A previsão é de que uma elevação na temperatura média da região, aliada ao crescimento urbano e à intervenção humana nos cursos d’água, provoque o aumento do nível de chuvas na capital paulista. A pesquisa do INPE é uma amostra isolada de um problema mais amplo, que já atingiu proporções nacionais e mundiais.
Preocupada com essas questões, a Sociedade Brasileira de Áreas Degradadas (SOBRADE) promove, nesta semana, em Curitiba, um Seminário para discutir o assunto. Entre o público-alvo do evento estão Defesa Civil, técnicos de prefeituras municipais (planejamento urbano e meio ambiente), pesquisadores, profissionais ambientais, de psicologia, geologia e engenharia, além de estudantes de cursos afins.
O professor Maurício Balensiefer, presidente da SOBRADE, afirma que a sociedade está mais consciente da necessidade de recuperação ambiental. Segundo ele, embora exista uma cobrança legal para que o ativo (aquele que degrada) trabalhe no sentido de recuperar as áreas, isso ainda não é feito da maneira correta (qualitativa e quantitativamente). “Nós da Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas procuramos difundir as técnicas para melhor fazer isso. A tendência é  melhorar a performance técnica, orientando o empreendedor a fazer e, por meio da educação ambiental que leva à conscientização, motivar a população (que mais sofre) a cobrar, bem como os órgãos ambientais a fazer cumprir a lei.”, declara.
Até o momento, a SOBRADE já reuniu mais de mil trabalhos nos diversos simpósios realizados para mais de 3 mil participantes. Além do II Seminário sobre Medidas Preventivas, Corretivas e de Recuperação Ambiental em Deslizamentos de Encostas e Enchentes, a Sociedade promoverá, em outubro, o VIII SINRAD – Simpósio Nacional Sobre Recuperação de Áreas Degradadas. 
II Seminário sobre Medidas Preventivas, Corretivas e de Recuperação Ambiental em Deslizamentos de Encostas e Enchentes (23 a 25 de junho de 2010). INFORMAÇÕES, INSCRIÇÕES E PROGRAMAÇÃO: (41) 3360-4256 ou www.sobrade.com.br
www.informativoflorestal.com.br

Uma resposta

  1. Tema muito importante para diminuir a degradação dos rios em áreas urbanas

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: