• Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 116 outros seguidores

  • Arquivos

Semana de Biotecnologia da UEL


João Buzato: “A semana é uma atividade anual do mestrado em Biotecnologia”

O que tem a ver o etanol de segunda geração com as propriedades do shiitake e os aspectos fermentativos na fabricação do chocolate? Tem tudo a ver. É o que será discutido no universo da Biotecnologia. As respostas podem ser encontradas na “VI Semana de Biotecnologia”, promovida pelo mestrado em Biotecnologia e Departamento de Bioquímica e Biotecnologia, da UEL, de 7 a 9 deste mês, no auditório da Cidade Universitária.
Coordenado pelo professor João Buzato, o evento vai tratar de uma diversidade de temas: produção de etanol de segunda geração, propriedade nutracêuticas do cogumelo comestível shiitake, novos inoculantes para a agricultura, planejamento de experimentos e otimização de processos, aspectos fermantativos na fabricação do chocolate e aplicação de biotecnologia para agregar valor aos produtos agrícolas.
A semana vai ofertar também minicursos sobre produção de enzimas por fungos filamentosos, nanotecnologia e biotecnologia: imobilização de agentes biológicos e planejamento de experimentos e otimização de processos.
João Buzato diz que a Biotecnologia é uma ciência nova com teia na genética, microbiologia, agronomia, veterinária entre outras áreas. “Daí o evento interessar a diversos profissionais como farmacêuticos, biólogos, agronômos, químicos, engenheiros químicos, engenheiros de alimentos e muitos outros de áreas afins”.
Ele chama a atenção para a conferência de abertura que abordará o etanol de segunda geração, produzido a partir da celulose, presente nos resíduos que utiliza o bagaço e a palha da cana com vantagens ambientais e econômicas. É, portanto, uma alternativa fundamental para sustentabilidade dos biocombustíveis. A palestra será proferida pela professora Beatriz Vahan Kililian, da USP.
Mais informações sobre inscrições podem ser obtidas no Departamento de Bioquímica e Biotecnologia da UEL, ou através do site www.uel.br/eventos/semanabiotec, telefone 3371-4270

Uma resposta

  1. Tema interessante

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: