• Consulta de cursos, instituições de ensino e atribuições







  • Digite seu endereço de email para acompanhar esse blog e receber notificações de novos posts por e-mail.

    Junte-se a 175 outros seguidores

  • Arquivos

Projeto da Prefeitura traz bondes históricos de volta para as ruas do Centro de Curitiba


 

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, apresentou ao ministro do Turismo, Luiz Barretto, nesta terça-feira (27), em Brasília, uma série de projetos para fortalecer a atividade turística em Curitiba.

As ações serão detalhadas na carta-consulta que será elaborada pela Prefeitura de Curitiba para conseguir recursos de 120 milhões de dólares do Prodetur Nacional (Programa do Desenvolvimento do Turismo). Os investimentos serão direcionados para os seguintes projetos: o bonde turístico, que irá usar bondes elétricos para transportar turistas pela cidade; obras no Zoológico de Curitiba para transformá-lo em um complexo turístico, com melhorias no acesso ao parque e ampliação do estacionamento; a conclusão do parque em homenagem ao centenário da imigração japonesa; no Uberaba; a capacitação de profissionais do turismo para a Copa do Mundo de 2014; a criação de um circuito turístico para pedestres no entorno do Paço Municipal e Setor Histórico; a implementação de ciclovias ligando os parques da cidade; plano de marketing para a promoção do turismo na cidade; melhorias na sinalização turística e revitalização do Passeio Público.

Fonte: http://www.curitiba.pr.gov.br/publico/noticia.aspx?codigo=19171&Luciano-Ducci-discute-com-o-ministro-do-Turismo-novos-projetos-para-Curitiba

Anúncios

6 Respostas

  1. Obras importantes para atrair mais turistas a capital paranaense.

  2. Parabéns ao Prefeito Luciano Ducci e ao IPPUC pela visão aguçada a este elemento turístico (bonde), que já em Santos, operam a muitos anos e cujos trajetos, são ampliados constantemente!.Outras capitais como Porto Alegre e Recife, estudam a volta destes veículos para a mesma finalidade (turismo) e seria interessante, que Curitiba acelerasse esta obra, retirando-a do papel , para que continuemos sendo um dos primeiros a ter a visão “retrô” que é tendência mundial!.
    Gostaria de contribuir com uma sugestão ao IPPUC e que valorizaria mais o já valoroso projeto. Seria interessante que em torno destes logradouros históricos , fosse criado um quadro de profissionais como os “estátuas” da XV, tocadores de realejo!.Trariam a este trajeto importante e necessário, ares nostálgicos e salutares que nos fariam mergulhar em atmosfera de tranquilidade dando-nos a sensação de segurança!. Ademais, seriam bem vistas pelos turistas e principalmente com o evento “Copa 2014”, quando por aqui, passariam milhares deles, oriundos do mundo inteiro!

  3. Tem razão Jorge, sua ideia de utilizar os elementos já presentes no cotidiano de Curitiba é ótima. Daria uma maior visibilidade a nossa cultura, aliando tecnologia a valores históricos.

  4. Obrigado pelo acato de minha sugestão, todavia, precisamos nos mobilizar para que isto ocorra imediatamente, até porque, tem muita gente contra e muitas outras capitais com a mesma intenção!. Curitiba sempre foi inovadora e não poderemos permitir que nos roubem a ideia totalmente, pois os bondes, já operam em Santos desde 2000 e agora outras capitais, pensam em implanta-los também, com a finalidade “retrô” e voltada ao turismo. Devemos pressionar as autoridades, lembrando-lhes e dando-lhes como exemplo “Santos”, pois as obras de revitalização e em especial a da “Riachuelo”, parece-me estar quase que totalmente concluída e inclusive com a via já asfaltada o que não poderia acontecer, pois para a implantação de uma linha de bondes, necessário se faz antes o preparo da via para a instalação de trilhos “fenda” e para dar maior autenticidade ao projeto, o ideal seria a cobertura desta via (Riachuelo) com paralelepípedo e não asfalto como já o estão fazendo!. Por favor, CREA, IPPUC e outros setores competentes, vamos nos mobilizar para que este importantíssimo projeto, saia do papel para a realidade de nosso “setor histórico” tão necessitado e desejando apresso e a atenção de nossos governantes! Obrigado.

  5. Também tenho a obrigação de dar os parabéns aos empreendores desses projetos.
    Entretanto, aqui vem mais uma vez a mesma e velha falha desta sociedade viciada no diesel e tendenciosamente auto-seqüestrada pela máfia dos rodoviários… de se fazer isso “somente com olhos para o turista”.
    Esquecem-se pretenciosamente que esse tipo de transporte, ecolocogicamente limpo, é a solução para os males do transporte público de massa, nesse país como um todo!
    Os VLT´s são mais que uma necessidade para a população que se “enlata” nos ônibus fedidos e conduzidos por motoristas mal-formados, inadvertidos pelo poder público, este cúmplice da máfia dos proprietários de transporte sobre rodas-poluidores e selvagemente capitalistas ao pí elevado a 10 poténcia matemática.
    Que venham os bondes…. MAS VENHAM PARA TODOS E NÃO SOMENTE PARA TURISTAS….

  6. Quatro Anos se passaram após esta matéria, todavia, lamentavelmente ainda não saiu e creio que não sairá do papel!. O atual prefeito e os atuais funcionários e responsáveis do IPPUC que diretamente são escolhidos pelo prefeito, não foram sensíveis para dar continuidade a este fabuloso Projeto…seria pelo fato do mesmo ter sido elaborado pela gestão anterior?!?. Acordem e façam jus ao eleitorado que em sua totalidade, não esperam apenas projetos assistencialistas tão característico do PT!. Parabéns a cidade de Santos, pioneira nesta ideia e criação e pela sensibilidade em prosseguir com a ampliação deste modal para fins turísticos!. Todos os anos eu estou lá prestigiando e tenho percebido que as finanças por conta deste projeto, vão de vento em polpa!. Que falta nos faz a criatividade e sensibilidade do Jaime Lerner; que saudade!

Comentários encerrados.

%d blogueiros gostam disto: